Cidades

Pesquisa registra menor índice de desemprego no DF no mês de março nos últimos 18 anos

postado em 28/04/2010 16:58
A Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab) divulgou nesta quarta-feira (28/4) a Pesquisa de Emprego e Desemprego (Ped) referente ao mês de março. Apesar de o índice ter aumentado 0,6% em relação a fevereiro, a taxa foi a menor dos últimos 18 anos no Distrito Federal, com 14,7%. No mesmo período do ano passado, a taxa registrada foi de 17,2% em março e 16,3% em fevereiro. Em relação a outras regiões metropolitanas, o DF apresentou o segundo menor índice.

A pesquisa é realizada mensalmente no DF desde 1992 e, em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, desde 1998. Segundo o secretário de Trabalho, José Arnaldo Guedes, nesta época do ano o índice de desemprego tende a ser mais alto. "Não há eventos ou promoções, e as contratações temporárias, por conta da Páscoa, terminam. Em abril, a situação começa a melhorar e em maio já é estável", garante o secretário.

Segundo Guedes, um dos fatores para a queda de março foi a construção civil, que colaborou para o aumento das vagas de emprego. E a expectativa é que este ano a taxa diminua mais. "Embora haja algumas situações na economia que possam afetar as ofertas de emprego, a tendência é que a taxa de desemprego diminua", explica.

Segundo o secretário, em março houve redução de 7 mil postos de trabalho e um acréscimo de 8 mil pessoas desempregadas, mas a População Economicamente Ativa permaneceu estável. "Nos últimos 12 meses, a taxa de desemprego total no DF caiu de 17,2% para 14,7%. A administração pública registrou a maior redução nos postos de trabalho e extinguiu 9 mil vagas, totalizando uma diminuição de 4,5%. Os setores de comércio, com 3 mil novas vagas, e a construção civil, com 5 mil contratações, ampliaram seus postos de emprego em 1,6% e 7,9%, respectivamente", afirma.

Emprego

Para ajudar a população a encontrar o tão sonhado emprego, a Setrab disponibiliza serviços. Para acessá-los, basta se cadastrar em uma das Agências do Trabalhador, distribuidas pelo DF. "Temos um programa de democratização do acesso à vaga, o tele-emprego, no telefone 156, na opção 1. Lá, é verificado se há vagas no perfil do interessado. Automaticamente essa vaga é bloqueada e a entrevista, agendada", garante o secretário Guedes. Esse serviço é disponibilizado também pela internet, no site , no Portal do Emprego.

Outra arma contra o desemprego é o programa A-Tenda Trabalhador, onde são oferecidos cursos de capacitação. "Na segunda quinzena de maio, em Samambaia, haverá cursos voltados à construção civil, de 800 a 900 vagas. Todos poderão participar", diz. Os cursos serão divulgados a partir da próxima semana pela Setrab, quando começam as inscrições.

Quem sonha em começar o próprio negócio também é lembrado pela secretaria com o Banco do Povo. "O microempreendedor pode pegar empréstimos, de R$ 11 mil, se não for formalizado, e R$ 22 mil para quem é formalizado. Basta ir a uma Agência do Trabalhador", explica Guedes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação