Publicidade

Correio Braziliense CONAMAT

Brasília sedia evento de juízes


postado em 29/04/2010 08:30

A Constituição, o trabalho e a democracia fazem parte do tema central da 15ª edição do Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). Considerado o maior evento de magistratura do trabalho, o evento começou ontem e vai até sábado. As atividades serão marcadas por diversas palestras proferidas por especialistas no assunto. Participam aproximadamente 600 juízes do trabalho.

Desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS), Vladimir Passos de Freitas falará sobre magistratura e aposentadoria e sobre os novos horizontes profissionais. Ele dividirá as atenções do público com outro palestrante: o colunista da revista Época e da Rádio CBN Mauro Halfeld. O encontro tem como objetivo congregar os magistrados que não estão mais na ativa em torno de interesses comuns, além de aprimorar a atuação da entidade no que diz respeito às demandas desse segmento.

Cidade escolhida
A concentração dos Três Poderes foi determinante para escolher a capital do país com sede do XV Conamat. Mas a arquitetura da cidade cinquentenária também reforçou a escolha dos organizadores. “Teremos como pano de fundo Brasília, que encanta quem a visita”, destacou Luciano Athayde Chaves, presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), entidade organizadora do evento. “Concebida pelo espírito empreendedor de seu fundador, Juscelino Kubitschek, erguida pelo traço inovador de Oscar Niemeyer, com linhas urbanas planejadas por Lucio Costa, a capital federal se distingue das demais cidades brasileiras, precisando ser conhecida para ser admirada.”

Os subtemas que orientarão o envio de teses, na forma do regulamento do congresso, para debate e deliberação nas comissões são: O ativismo judicial e a separação de poderes; Relações coletivas de trabalho e democracia; O processo do trabalho e o princípio fundamental da duração razoável; Processo virtual: tensões entre a eficiência e o exercício de direitos fundamentais; e, por fim, Gestão judiciária. Durante o evento, serão lançados

Programação
Com exceção da festa de encerramento, que será realizada no Clube do Exército, todos os demais eventos acontecerão no Centro de Convenções Brasil 21. O evento irá até sexta-feira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade