postado em 30/04/2010 09:30

Antes dos shows, a central promoverá, às 8h30, um passeio ci,clístico pela paz no trânsito. A concentração será na Administração do Taguaparque e os participantes deverão pedelar 8 quilômetros ao dar a volta no Pistão Norte. Há programação também para as crianças. Além das atrações musicais, o evento terá estandes para emissão de carteira de identidade e tirar dúvidas com agentes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). A expectativa é que o público supere os 10 mil que conferiram a festa no ano passado, prejudicada por fortes chuvas.
O dia será de festa, mas a presidentada CUT-DF chama a atenção para a necessidade de avaliar os problemas que a categoria ainda enfrenta. ;É um dia de reflexão. Temos muito o que comemorar e muito o que refletir. Continuamos defendendo a limpeza ética que Brasília tanto precisa;, diz Rejane.
Família
A Secretaria de Trabalho promove amanhã, entre 14 e 19h, atividades para toda a família na Tenda Trabalhador de Brazlândia. Interessados poderão fazer o cadastro no Banco do Povo, que concede crédito aos trabalhadores, cortar o cabelo e ouvir as narrativas dos contadores de estórias.
Como o feriado cai em um sábado, muitos serviços da cidade funcionarão normalmente, em regime de plantão de fim de semana, como o atendimento em hospitais e delegacias. Ônibus e metrô circulam normalmente. Os horários do Zoológico, do Jardim Botânico e da Água Mineral permanecem inalterados. Supermercados também operam normalmente. No entanto, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal

Para saber mais
Primeira celebração foi há 124 anos
O Dia do Trabalho é mundialmente celebrado em 1; de maio. A comemoração teve início em 1886, quando milhares de trabalhadores invadiram as ruas de Chicago, nos Estados Unidos, para reivindicar melhores condições de trabalho e de remuneração. A manifestação terminou em uma greve geral no país.
Três anos depois, a classe operária francesa se reuniu em Paris, em 20 de junho, e instituiu o Dia Mundial do Trabalho, com data definida para 1; de maio de cada ano. Há registros de comemorações no Brasil desde 1895, mas o dia só foi oficializado em 1925, por decreto do ex-presidente da República, Artur Bernardes.
Duas decisões importantes para os brasileiros foram tomadas no Dia do Trabalho. Em 1940, o então presidente da República Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho para resolver questões judiciais referentes aos eventuais desrespeito aos direitos dos trabalhadores pelos empregadores.
Programação
Festa do Trabalhador CUT
Estacionamento do Taguaparque - Pistão Sul - Taguatinga
8h30:
Passeio Ciclístico. Concentração na administração do Taguaparque
A partir de 11h:
Shows com artistas de Brasília: Beto Sampaio, Body in Flames, Carlinhos Gomes, Carlinhos Piauí, Diro Nolasco, Gerson de Veras, Gilson Alencar, Isaberg, Marcelo Café, Marcelo Zamith, Marinho Lima, Nanci Araújo, Nice Santos, Quarteto Capivara, Grupo 4 mais 3, Ozera, Renner Bomfim, Ronaldo Lobão, Rota 040, Vitalógica, Besouro do Rabo Branco, Satélite Sonoro.
16h:
Apresentação da escola de samba Bola Preta de Sobradinho
A partir de 17h:
shows com Dhi Ribeiro, Henrick e Ruan, GOG, Nós Negras e César de Paula.
Tenda Trabalhador
Quadra 37/47 do Assentamento de Brazlândia
Entre 14 e 19h:
Cadastro no Banco do Povo, corte de cabelo e leitura de estórias.
Bares e Restaurantes
Abrem as portas normalmente.
Shoppings
Todos ficam fechados amanhã. No domingo, voltam a funcionar a partir das 14h e encerram as atividades às 20h.
Saúde
Postos de saúde ficam fechados. Hospitais atendem em esquema de plantão.
Segurança
Todas as delegacias fazem plantão normal.
Jardim Zoológico
Fica aberto das 9h às 17h.
Jardim Botânico
O espaço abre as portas normalmente das 9h às 17h.
Companhia Energética de Brasília (CEB)
Plantão de emergência pelo telefone 0800 61 0196.
Metrô
Funciona das 7h às 19h
Ônibus
Rotas e preços de fim de semana permanecem inalteradas.