Um grupo de estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB), Escola Técnica de Brasília e Faculdade Facitec fazem nesta sexta-feira (30/4), uma manifestação para reivindicar a ampliação e reforma das paradas de ônibus que ficam ao redor do Campus I da UCB.
A partir das 11h, cerca de 200 pessoas deixarão o campus da Universidade e seguirão em passeata com faixas, cartazes, carro de som e artistas circenses até a parada de ônibus principal do campus, ao lado da passarela. Eles pretendem fechar as duas das três faixas do Pistão Sul, em Taguatinga, sentido Norte.
Segundo o diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UCB, Darlan Honório, circulam nas paradas cerca de 20 mil pessoas por dia. No entanto, todas são pequenas, não possuem sistema de escoamento de águas pluviais e sequer garantem abrigo aos estudantes. ;Quando chove todos ficam sujos de terra;, reclama.
Os representantes do movimento entraram em contato com a Administração Regional de Taguatinga. Segundo Honório, o órgão respondeu que essa negociação é mais extensa, pois existe um plano de obras a ser seguido. ;Mas acreditamos que essa é uma situação emergencial, independente desse plano;, explica.
A administração da cidade informou que já realizou um levantamento das necessidades e demandas de Taguatinga e encaminhou para a Secretaria de Transportes, que fica responsável pelas obras.
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) explicou que foram instalados este ano 35 novos abrigos na região de Taguatinga. O órgão realiza um estudo dos locais que mais necessitam das instalações. No entanto, a questão da infra-estrutura é de responsabilidade da administração.