postado em 30/04/2010 17:36
O Projeto "Prevenir é Poder - A Justiça e a Terapia Familiar na construção da paz e da não-violência", que começou no último sábado (24/4), capacitou mais de cem profissionais da Rede Pública de Saúde e Educação. O projeto é uma parceria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), por meio do 1; Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, e do Instituto de Pesquisa e Atendimento Psicossocial (Interpsi), ligado à PUC de Goiás.
O projeto já existe em São Paulo e foi criado para ajudar em situações pós-traumáticas. O Tribunaldesenvolveu o mesmo projeto, mas voltado para a questão da violência, a fim de capacitar profissionais da área de saúde, serviço social e educação.
Foram quase 150 pessoas, entre psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros que participaram do workshop de 10 horas, realizado na Faculdade de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
Os participantes aprenderam como e quando ocorrem as situações de violência, quais são os fatores de risco e como as pessoas podem se prevenir da violência.