postado em 01/05/2010 07:54
Os admiradores de Brasília e do presidente Juscelino Kubitscheck ganharam mais um presente na manhã de ontem. Em parceria com o Exército Brasileiro, o Clube dos Pioneiros entregou o Mercedes Benz ano 1963(1) que pertenceu a JK, totalmente reformado. Acompanhados pelo presidente do clube, Roosevelt Dias Beltrão, os proprietários do carro, Antônio Henrique Servo e Rosana de Queiroz Servo, compareceram ao 16; Batalhão Logístico, no Setor Militar Urbano, para a cerimônia de entrega.Roosevelt faz parte do Clube desde a fundação, há 36 anos. ;A função do Clube dos Pioneiros(2) é preservar e manter viva a memória de Brasília e do Entorno, o carro é uma preciosidade para a história;, destaca. A reforma, patrocinada pelo Exército, durou 15 dias. ;Sem o apoio do Exército Brasileiro, em especial do Comando Militar do Planalto Central, a restauração não seria possível;, explica. A data foi escolhida em razão do aniversário de Brasília. ;Por causa das festas, seria impossível fazer a entrega no dia 21.; Do batalhão, a Mercedes segue para o Iate Clube de Brasília, onde foi realizado um baile de gala do qual um dos convidados ilustres era um sósia de Juscelino.
Os proprietários do Mercedes vão deixá-lo exposto na Fazendinha JK, última residência do ex-presidente, que também pertence a eles. ;Mesmo com a reforma, o carro permanece todo original, com volante de osso e as rodas usadas por Juscelino. Foi emplacado na cidade de Presidente Juscelino (MG) e, naquela época, já tinha um rádio que procurava estações;, conta Rosana.
Direto dos donos
O carro, informa Antônio, foi adquirido em 1984 por seu pai, Lázaro Servo, das mãos de D. Sarah Kubitschek, assim como a fazenda. ;Meu pai era deputado estadual do Paraná pelo PSD, mesmo partido de Juscelino. Eles eram conhecidos e ele o apoiou na campanha presidencial. É muito importante que os jovens vejam a história de perto. Na Fazendinha estão todos os móveis de JK, além de uma biblioteca de mais de 1.500 volumes, alguns de autoajuda, muito usados por ele no fim da vida, e outros autografados por autores como Josué Montello, Pedro Nava, Menot e Maria Amélia Chiffon, além do diário de três anos e 10 meses da criação de Brasília.;
Rosana diz que toda a família compartilha o carinho pelo presidente idealizador de Brasília. ;Meus filhos nos ajudam quando as pessoas vêm visitar. A mais nova, de 8 anos, já consegue mostrar toda a casa. Levamos mais ou menos duas horas para mostrar tudo.; Antônio é paranaense e Rosana, sul-mato-grossense. Em comum, além da afinidade que os une, ambos são apaixonados pelo Distrito Federal.
1 - Ao sabor do tempo
O Mercedes Benz modelo 1963 veio da Alemanha especialmente para a pré-campanha presidencial de 1965, famosa pelo lema ;50 anos em 5;, mas Juscelino não chegou a concorrer: viajou para os Estados Unidos e para a Europa, em um exílio voluntário, ocasionado pelas crises em seu governo. O veículo permaneceu intacto até a recente restauração.
2 - Ideia de JK
O Clube dos Pioneiros foi idealizado por Juscelino Kubitschek enquanto estava no exílio. Fundado em 22 de fevereiro de 1974, é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objetivo resgatar e preservar a história de Brasília e do Entorno.
Sua sede fica no Conjunto Nacional. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.clubedospioneiros.org.br.
Para saber mais
Um quase museu rural
A fazenda, localizada na área rural de Luziânia, abrigou o ex-presidente em seus últimos anos de vida. A família Servo é proprietária do espaço há 26 anos e transformou-o em um museu. Todos os pertences de Juscelino foram preservados e estão expostos. O carro usado por ele também fica no local, que é aberto à visitação. Para Antônio Servo é essencial que o patriotismo seja recuperado e este é um dos objetivos do museu, além de significar uma homenagem àquele que, destaca Servo, ;foi um dos maiores estadistas do Brasil.; O espaço fica aberto de domingo a domingo, mas para visitação, é necessário agendamento pelo telefone 9999-7602. É cobrada uma taxa de R$ 80 para um dia inteiro de estadia, com três refeições, e R$ 25 para meio período de visitação, com lanche.