Publicidade

Correio Braziliense

Celebração católica firma uma tradição


postado em 01/05/2010 09:05 / atualizado em 01/05/2010 09:10

A comunidade católica do Distrito Federal e do Entorno prepara-se para viver um grande momento de elevação espiritual. Está prevista para hoje a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Portugal. A santa virá em um helicóptero que pousará por volta das 17h30 no Morro da Paz, na Quadra 12 de Brazlândia. De lá, os fiéis seguirão a pé com velas nas mãos rumo ao Santuário Menino Jesus de Praga(1), no centro da cidade. O evento, chamado de Encontro da Mãe com o Filho, é tradição há 17 anos e a expectativa é de atrair um público de 80 mil pessoas.

Diferentemente dos anos anteriores, a imagem não será levada no carro dos Bombeiros, mas transportada pelos fiéis. O encarregado dessa missão é o morador de Brazlândia Nilo do Carmo Filho, 43 anos. “É um privilégio para poucos. Tenho certeza que vou chorar de tanta emoção”, diz. Católico fervoroso, ele classifica o evento como uma demonstração de fé, agradecimento e oportunidade para crescimento espiritual do cristão. “Todo ano é uma emoção diferente. Eu não vou ao encontro para pedir, mas para agradecer pelas graças alcançadas.”

O Encontro da Mãe com o Filho começa hoje e termina segunda-feira, com uma missa de despedida. Antes da chegada da imagem, haverá uma concentração de fé, louvor e oração no Morro da Paz. Ontem, engenheiros elétricos fizeram os últimos ajustes na iluminação do santuário. A comunidade também fez questão de participar dos preparativos para a tão esperada festa que, todos os anos, atrai inclusive pessoas de outros países. “Tem gente até da Alemanha e de todo canto do mundo. É uma bênção de Deus”, garantiu a integrante da Pastoral da Acolhida Rosa Ferreira dos Santos, 50 anos.

Milagres
A expectativa para a festa não é por menos. Há quem tenha testemunhado que, após o evento, muitos casos considerados impossíveis foram solucionados. Nilo, por exemplo, conta que há sete anos sua mulher estava grávida e o médico disse que o filho não sobreviveria. Ele então prometeu que, se o bebê não morresse, todos os anos carregaria a criança no colo durante a peregrinação da santa do Morro da Paz até o Santuário Meninos Jesus. “Meu filho tem sete anos e nesse tempo todo eu o tenho carregado. Vou continuar até não ter mais força”, revelou.

Outra que pretende pagar uma promessa é a técnica de enfermagem Goreti Maria Agnes, 33 anos. Há dois anos, ela vivia um momento financeiro difícil quando foi aprovada em concurso público e chamada pela Secretaria de Saúde. Goreti passou a tarde de ontem ajudando na limpeza da igreja para a festa e diz que hoje vai subir a escada do santuário de joelhos para agradecer. “É uma graça imensa poder se doar para Jesus. Só quem é devoto sabe o que eu estou dizendo.”

Segundo a vice-coordenadora do evento, Vera Lima Justino, a programação deste ano (veja quadro) irá atrair gente de todas as idades. A Banda Anjos de Resgate deve sacudir os jovens durante a noite. No domingo, o Coral Sertanejo de Trindade (GO) também é muito esperado. “É a primeira vez que uma missa será celebrada com cantos sertanejos neste santuário. Eu nunca assisti e estou ansiosa para ver, porque dizem que é maravilhoso”, comentou. No domingo, também são esperadas autoridades como o governador Rogério Rosso e a primeira-dama Karina Rosso.

1 - Grandiosidade
O Santuário Menino Jesus de Praga é o maior do DF e o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do de Aparecida, em São Paulo. Existe há 40 anos e tem capacidade para seis mil pessoas sentadas e 12 mil, por missa. Suas torres laterais possuem 36 metros cada, e a frontal, 50. Foi concluído em 2005 com apoio do padre João Périus, após cerca de 14 anos de construção, no mesmo espaço que antes abrigava a maior igreja da cidade. O nome do santuário é uma homenagem à obra que recebe devoção dos fiéis, uma escultura romana com cerca de 200 anos, que foi trazida para a cidade em novembro de 1972.

Programação

Hoje

7h30 - Missa

14h -
Concentração de fé e louvor no Morro da Paz, na Quadra 12 Norte.

17h30 -
Horário previsto para a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima

18h -
Procissão com velas até o Santuário do Menino Jesus

19h - Missa

20h -
Show com a banda Anjos de Resgate
O Santuário permanecerá aberto à noite para vigília e visitação.

Amanhã
6h -
Alvorada e Santo Ofício

7h30 -
Missa dedicada aos romeiros

10h - Missa dedicada às crianças e à juventude

15h - Hora da Misericórdia

17h - Santa Missa dedicada à saúde

20h -
Missa de encerramento da festa, com a presença do Coral Sertanejo de Trindade, bênção dos objetos, homenagens a Nossa Senhora e ao Menino Jesus, show pirotécnico, show com a banda Amigos do Pai

Segunda-feira
7h30 -
Missa de despedida da imagem de Nossa Senhora de Fátima

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade