Cidades

Cartórios estão abertos hoje

Prazo para tirar ou transferir o título de eleitor acaba em 5 de maio. Zonas funcionaram ontem e o plantão continua neste domingo

postado em 02/05/2010 08:13
O eleitor que aproveitou o feriado de ontem para ficar em dia com a Justiça Eleitoral (1)não encarou fila para ser atendido. O atendimento rápido nos cartórios eleitorais deve ser repetido hoje, no segundo dia do plantão de fim de semana para atender eleitores que queiram tirar o título ou transferir o documento para outra cidade. Já durante os dias da semana, a previsão é que o eleitor espere algumas horas com a senha na mão. O prazo legal para fazer as mudanças termina nesta quarta-feira. Até lá, todos os cartórios do Distrito Federal estarão funcionando em horário especial, das 9h às 18h.

O movimento no cartório de Samambaia foi considerado abaixo do esperado pela chefe da unidade, Adriana Coelho Pereira. Apesar de terem atendido ontem cerca de 100 eleitores, a equipe estava preparada para uma demanda muito maior. ;As pessoas deixam para resolver as pendências na última hora. Com certeza, os eleitores vão ter que esperar algumas horas na fila nos dias da semana. Em 2006, teve gente que aguardou de quatro a cinco horas para ser atendido;, lembrou Adriana.

Mesmo estando na idade em que votar ainda não é obrigatório, o estudante André Felipe Martins Matos, 16 anos, faz questão de participar das próximas eleições de outubro. No início da tarde de ontem, ele foi ao cartório de Samambaia acompanhado da mãe, a recepcionista Karla Cristiane Matos, 39, para tirar o primeiro título de eleitor. ;Com o meu voto, quero escolher alguém melhor para poder mudar as coisas. É importante que o jovem tenha consciência de querer ajudar o país;, justificou o adolescente.

A mãe de André endossou o discurso do filho. ;A atual situação política do país é constrangedora. É preciso que as coisas mudem e a mudança tem que vir dos jovens. Isso é bom para eles exerceram o poder de cidadão;, incentivou Karla. Ela aproveitou a ida ao cartório para atualizar o endereço residencial no cadastro da Justiça Eleitoral. Com a alteração, a recepcionista recebeu um novo título eleitoral.

Filas
Para fugir das filas longas e ter mais comodidade, o casal Paulo Frazão, 51 anos, e Silvia Rodriguez, 51, foi ontem, na hora do almoço, ao cartório da Asa Norte pedir a transferência dos títulos eleitorais. Ao chegar ao local, eles se surpreenderam com a quantidade de pessoas que também estavam no cartório: quase ninguém. ;O atendimento foi rápido. Pensamos que teria mais gente;, afirmou Paulo.

A chefe substituta do cartório da Asa Norte, Mariana Carvalho Soares, explicou que o funcionamento em esquema de plantão durante o fim de semana foi definido devido ao intenso movimento de eleitores na semana passada. ;Como é fim de semana e feriado, as pessoas acharam que os cartórios não estariam abertos. Mas estamos;, disse. No cartório de Ceilândia, o maior colégio eleitoral do DF, a procura também foi fraca nos quatro cartórios. O chefe Alfredo Alves de Borges espera que até quarta-feira 3 mil pessoas vão ao local. Para evitar o congestionamento no atendimento, ele pediu que os eleitores tentassem se acertar com a Justiça Eleitoral ainda hoje.


1 - Documentos
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, os eleitores devem procurar o cartório com documentos obrigatórios em mãos: identidade, título eleitoral, comprovante(s) de votação e/ou justificativa(s) eleitoral(ais) que possuir e, naturalmente, o pagamento de multa aplicada pela ausência às urnas em pleitos eleitorais. Mais informações: www.tre-df.jus.br

Oriente-se
Os cartórios eleitorais do DF funcionarão das 9h às 18h até quarta-feira, quando encerra o prazo legal para os eleitores tirarem o título ou pedirem a transferência do documento. Hoje, os cartórios abrem em esquema de plantão no mesmo horário. Veja onde estão localizadas as 21 zonas eleitorais:

1; Zona Eleitoral
SCRS 512 Bloco B Loja 70, Asa Sul

2; Zona Eleitoral
Quadra 4 Conjunto B Lote 6, Paranoá

3; Zona Eleitoral
Setor QNJ, Área Especial 16, Taguatinga Norte

4; Zona Eleitoral
Área Especial 11, Setor Central (Lado Leste), Gama

5; Zona Eleitoral
Quadra 7 Área Reservada n; 1, Sobradinho

6; Zona Eleitoral
Setor Central Comercial Quadra 1, Planaltina

7; Zona Eleitoral
Área especial n; 2 Lote A Setor Norte, Brazlândia

8;, 12;, 16; e 20; Zona Eleitoral
QNM 12 Lotes 2/4, Ceilândia

9; Zona Eleitoral
QI 7 Lote C, Guará I

10; Zona Eleitoral
SIBS Quadra 2 Área Especial 1, Núcleo Bandeirante

11; Zona Eleitoral
SHCE/Sul Quadra 1409 Lote 1, Cruzeiro Novo

13; Zona Eleitoral
QR 302 Conjunto 13 Lote 11, Samambaia

14; Zona Eleitoral
SEPN 510 Lote 7/ W3 Norte, Asa Norte

15; Zona Eleitoral
Quadra 207 Lote 2, Águas Claras

17; Zona Eleitoral
Praça n;2 Lote 6 Setor Central, Gama

18; Zona Eleitoral
SHIS QI 11 Área Especial 1, Lago Sul

19; Zona Eleitoral
Área Especial 7 Setor G Norte, Taguatinga Norte

21; Zona Eleitoral
Avenida Recanto das Emas, Quadra 205, Lotes 10 e 11, Recanto das Emas

Zona Exterior
SEPN 510 Lote 7/ W3 Norte,

Telefones:
Central de atendimento ao eleitor do Plano Piloto
3348-9401 e 3348-9414

Central de atendimento ao eleitor de Ceilândia
3471-8509 e 3471-8517

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação