Cidades

Termina amanhã prazo para regularizar título de eleitor

postado em 04/05/2010 08:05
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) estima que pelo menos 50 mil atendimentos serão feitos nos cartórios eleitorais até amanhã, prazo final para o eleitor ficar quite com a Justiça Eleitoral. Desde 26 de abril, os cartórios funcionam em horário dobrado, das 9h às 18h. Até o último domingo, o tribunal contabilizou 33,3 mil atendimentos nas 21 zonas eleitorais do DF. Tirar pela primeira vez o título, transferir o documento de outra cidade e atualizar dados cadastrais são os serviços mais procurados. Para quem ainda não se regularizou, a expectativa para amanhã é de longas filas.

No cartório da 1; Zona Eleitoral, na 512 Sul, o movimento aumentou em relação ao fim de semana. Só ontem cerca de 300 atendimentos foram feitos. Já no sábado e no domingo foram distribuídas 500 senhas ao todo. ;É de se esperar que as pessoas deixem para resolver as coisas na última hora. De hoje (ontem) para quarta-feira, só irá piorar;, acredita a chefe do cartório, Débora Vieira. Segundo a assessora de administração do cadastro eleitoral do TRE-DF Aline Pinho, são esperados 14 mil atendimentos, em todos os cartórios, só amanhã. ;Vai ser o dia mais congestionado;, disse. Ela lembrou que o cadastro eleitoral tem que ser fechado 150 dias antes das eleições, de acordo com a legislação. Mas eleitores que precisem tirar a segunda via do título poderão fazê-lo até 23 de setembro ; 10 dias antes do pleito.

A universitária Luemi Teixeira, 20 anos, transferiu o título tirado em Rondônia para Brasília a contragosto. Por ela, votaria no lugar onde nasceu e foi criada porque já acompanhava os acontecimentos políticos do estado. Há dois anos na capital, a estudante está indecisa em quem irá escolher nas eleições de outubro. ;Não conheço bem a história dos políticos daqui, mas ainda dá tempo para me atualizar. Eu adoro assistir ao horário eleitoral gratuito. Vejo porque, além de achar engraçado, me atualizo;, afirmou. Luemi pagou uma taxa de R$ 3,50 antes de transferir o título. No último plebiscito de Rondônia, ela não participou nem justificou. Todos os eleitores com algum tipo de pendência só conseguem ficar em dia com a Justiça Eleitoral se pagarem a taxa.

Pela primeira vez na fila para tirar o título eleitoral, o estudante Luan Torres, 19 anos, não aparenta animação quando fala sobre a obrigação de votar. ;Está difícil escolher algum político este ano;, diz, referindo-se à crise política vivida pelo DF. O escândalo da Caixa de Pandora virou assunto debatido no cursinho onde estuda e entre os amigos de Luan. ;Ainda não sei em quem posso votar e em quem não posso votar;, afirmou.

Balanço
De 26 de abril ao último domingo, o TRE-DF realizou 33,3 mil atendimentos nos cartórios eleitorais:

Transferência de títulos de outros estados - 12.049
Revisão de dados ou mudança no local de votação - 11.722
Primeiro título - 8.908
Segunda via - 661

Fonte: TRE-DF

O que levar
- Documentos necessários para as pessoas levarem ao cartório eleitoral:
- Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, passaporte no modelo antigo e Carteira de Motorista ; esta só serve para quem for transferir o título);
- Comprovante de residência (conta de água, de luz, de telefone ou declaração preenchida no próprio cartório);
- Quitação militar (para homens maiores de 18 anos e que ainda não tiraram o título);
- Cadastro da Pessoa Física (CPF).

Aonde ir
Os cartórios eleitorais do DF funcionarão das 9h às 18h até amanhã, quando encerra o prazo para as pessoas tirarem o título ou pedirem a transferência do documento. Confira:

1; Zona Eleitoral
SCRS 512 Bloco B Loja 70 Asa Sul

2; Zona Eleitoral
Quadra 4 Conjunto B Lote 6
Paranoá

3; Zona Eleitoral
Setor QNJ, Área Especial 16
Taguatinga Norte

4; Zona Eleitoral
Área Especial 11, Setor Central (Lado Leste)
Gama

5; Zona Eleitoral
Quadra 7 Área Reservada n; 1
Sobradinho

6; Zona Eleitoral
Setor Central Comercial
Quadra 1
Planaltina

7; Zona Eleitoral
Área especial n; 2 Lote A Setor Norte
Brazlândia

8;, 12;, 16; e 20; Zona Eleitoral
QNM 12 Lotes 2/4
Ceilândia

9; Zona Eleitoral
QI 7 Lote C
Guará I

10; Zona Eleitoral
SIBS Quadra 2 Área Especial 1
Núcleo Bandeirante

11; Zona Eleitoral
SHCE/Sul Quadra 1409 Lote 1
Cruzeiro Novo

13; Zona Eleitoral
QR 302 Conjunto 13 Lote 11
Samambaia

14; Zona Eleitoral
SEPN 510 Lote 7/ W3 Norte
Asa Norte

15; Zona Eleitoral
Quadra 207 Lote 2
Águas Claras

17; Zona Eleitoral
Praça n;2 Lote 6 Setor Central
Gama

18; Zona Eleitoral
SHIS QI 11 Área Especial 1
Lago Sul

19; Zona Eleitoral
Área Especial 7 Setor G Norte
Taguatinga Norte

21; Zona Eleitoral
Avenida Recanto das Emas, Quadra 205, Lotes 10 e 11
Recanto das Emas

Zona Exterior
SEPN 510 Lote 7/ W3 Norte
Central de atendimento
ao eleitor:
3441-1000
www.tre-df.jus.br/faleconosco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação