Cidades

Um carro roubado a cada 48 minutos nos primeiros meses de 2010

Nos primeiros quatro meses do ano, foram registrados 3.530 furtos ou roubos de veículos no Distrito Federal. Polícia desarticula quadrilha e prende 16 criminosos

postado em 04/05/2010 08:23
A atuação de quadrilhas especializadas já causou prejuízos a 3,5 mil proprietários de veículos este ano no Distrito Federal. Nos primeiros quatro meses de 2010, foi registrada uma ocorrência a cada 48 minutos. De acordo com as estatísticas oficiais, de janeiro a abril de 2010 foram contabilizados 3.530 furtos e roubos de veículos em todo o DF, volume 7,3% inferior ao do mesmo período do ano passado, quando 3.808 proprietários foram lesados. Ontem, a Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que agia na região, principalmente em Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Foram presas 16 pessoas e 14 veículos foram recuperados.

Os 16 presos e dois dos carros recuperados: quadrilha atuava em Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga e SamambaiaOs mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos em 33 endereços. A Operação Garagem, como foi batizada, envolveu 260 policiais ; a maioria atuou em Samambaia, onde funcionava a base da quadrilha. As demais prisões foram feitas em Ceilândia, Taguatinga e Sobradinho. Segundo o delegado-chefe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), Moisés Martins de Sousa, a maior parte dos assaltos feitos pelo bando eram praticados no momento em que os motoristas estavam chegando em casa ou procurando vagas em estacionamentos. ;Era um dos maiores grupos especializados nesse tipo de crime;, afirmou Moisés.

A quadrilha começou a ser monitorada em novembro do ano passado, quando Maurício Cassiano Gomes, 41 anos, foi detido em Luziânia (GO) com 10 carros roubados, todos com placas de Brasília. A partir de sua prisão, a polícia conseguiu chegar aos outros integrantes. A organização do grupo (veja quadro abaixo) impressionou a polícia. Cada um tinha função bem definida. Eles eram divididos em dois grupos. O braço armado era o grupo responsável por conseguir os veículos. Os criminosos sempre usavam armas de fogo para intimidar suas vítimas.

O líder dessa ala era Francisco Macedônio de Oliveira, 35 anos, conhecido como Bodão. Ele foi preso no início da noite de ontem. De acordo com a polícia, Olavo Junio de Paula, 22, e Élio de Souza Almeida, 25, foram os únicos que conseguiram escapar do cerco policial porque não estavam em seus domicílios na hora da operação policial. Já o outro tentáculo da quadrilha, que tinha como ;cabeça; Maurício, era responsável por ir atrás dos receptadores, falsificar documentos e alterar os sinais identificadores dos veículos. ;Eles eram bem estruturados e procuravam sempre agir sem levantar suspeitas. Os quase seis meses de investigações foram necessários para descobrir como cada um atuava;, explicou o delegado.

InvestigaçãoNos primeiros quatro meses do ano, foram registrados 3.530 furtos ou roubos de veículos no Distrito Federal. Polícia desarticula quadrilha e prende 16 criminosos
Desde o início das investigações, a polícia conseguiu recuperar 31 veículos. Com os 14 de ontem, são 45 carros que foram devolvidos aos donos. Durante a batida policial foram encontradas drogas e três armas de fogo. Uma delas, um revólver calibre .38 usado por um dos membros da facção, André da Costa Bezerra, 20 anos, para atirar contra Alex Silva Pinto, 22, na Quadra 407 de Samambaia. O crime ocorreu na tarde do último domingo, por volta das 14h. O rapaz baleado foi levado para o Hospital Regional da cidade e não corre risco de morte.

O diretor-geral da Polícia Civil, Pedro Cardoso, acompanhou a operação em um helicóptero da corporação. Segundo ele, as apurações sobre o caso não se encerram com a prisão da quadrilha. Cardoso acredita que existam mais pessoas envolvidas no esquema e não descarta a participação de servidores de órgãos públicos no esquema. ;Não temos como provar ainda como os espelhos do CRLV chegavam às mãos desses criminosos. Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa nesse sentido, mas vamos, sim, apurar se eles tinham relação com despachantes ou outros funcionários;, garantiu.

Dicas para evitar roubos e furtos de veículos
- Procure estacionar o carro em locais de maior movimento e bem iluminados
- Reduza a velocidade ao ver que o sinal fechou e vá parando devagar
- Certifique-se que trancou o veículo ao sair
- Ao chegar em casa ou em estacionamentos, observe se há alguém suspeito ao redor.
- Em caso de dúvida, acione a Polícia Militar: 190
- Não namore ou converse dentro do veículo. Assaltantes costumar atacar pessoas distraídas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação