postado em 04/05/2010 08:41
Apesar de reforçar estoque e equipe com antecedência, os comerciantes sabem que o aumento das vendas provocado pelo Dia das Mães só começará a ser sentido nesta semana. Os lojistas preveem movimento intenso principalmente a partir de amanhã. No domingo, dia em que a data é celebrada, os shopping centers abrirão das 14h às 20h para receber quem deixar as compras para última hora. Algumas lojas do comércio de rua funcionarão pela manhã.Por enquanto, a expectativa ainda não se traduziu em vendas. ;Esta semana será fundamental para o reaquecimento do varejo em Brasília, que anda muito parado desde o início do ano. O movimento esperado ainda não aconteceu, sobretudo no mercado de luxo;, comenta a consultora do setor Karla Rosa. Na avaliação dela, aparelhos celulares, calçados, roupas e acessórios estarão, mais uma vez, entre os produtos mais procurados.
Reforma
Em segmentos como o de calçados, o faturamento nesta época costuma superar até mesmo o observado no Natal. A Sapato da Corte do Sudoeste passou por reforma no mês passado, justamente para ganhar cara nova às vésperas do Dia das Mães. A gerente, Sandra Nascimento, espera lucrar de 15% a 20% a mais, frente ao mesmo período do ano passado. ;Há mulheres que vêm comprar o presente da mãe, mas não resistem e acabam levando um par de sapatos para elas também;, conta.
Expectativa
O otimismo é grande em todo o país. De 936 empresários consultados pela pesquisa Serasa Experian, 60% acreditam que as vendas serão melhores que as de 2009, como consequência da evolução do emprego e da renda, da facilidade de crédito e da queda da inadimplência. No Distrito Federal, de acordo com levantamento do Instituto Fecomércio, o faturamento médio deve crescer 6,65% em relação ao ano passado. A Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF) projeta alta de 8% nos lucros.
Como de costume, os shoppings fazem de tudo para movimentar os corredores no início de maio.A maioria deles está fazendo promoções, que dá ao cliente o direito de participar de premiações a cada limite pré-estabelecido de gastos.
Além das promoções e oferta de produtos novos, percentuais elevados de descontos também fazem parte da estratégia dos centros de compras para atrair a clientela. Em algumas lojas, a expectativa de aumento no faturamento chega a ser ambiciosa: 30% em comparação com o ano passado.
Procon em estado de alerta
; O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do DF iniciou ontem uma ação de fiscalização nos shoppings da cidade para checar se os comerciantes estão respeitando direitos do consumidor. Até domingo, duas equipes do órgão verificarão, por exemplo, se os produtos estão com preço à mostra nas vitrines e se as promoções estão em acordo com os anúncios. As lojas que não cumprirem as normas do Código de Defesa do Consumidor serão autuadas. Todos os estabelecimentos são obrigados a manter o número de reclamação do Procon (151) em local visível. Serão visitados os shoppings Iguatemi, Pátio Brasil, Conjunto Nacional, Gama Shopping, Taguatinga Shopping, ParkShopping, Águas Claras e Brasília Shopping, além das comerciais mais movimentadas do Plano Piloto, como a das quadras 304/305 Sul e a Rua da Informática, na 207/208 Norte.
Eu acho...
"Presente sem abraço e sem cartão não vale nada. Geralmente ganho alguma coisa do marido e dos cinco filhos, mas eles sabem que o mais importante é estarmos juntos. O presente é consequência. Toda mãe gosta de carinho, de amor, é isso o que importa."
Carmen Rabelo, 67 anos, psicóloga, moradora do Sudoeste
Carmen Rabelo, 67 anos, psicóloga, moradora do Sudoeste
"É uma data comercial, mas vale a pena entrar no clima. A família está tão ameaçada hoje em dia, que se tirarem uma data como essa, a tendência é piorar. Essa tradição ajuda, de certa forma, a unir os familiares. Não deixo de presentear minha mãe."
Sérgio Augusto Fernandes, 55 anos, representante comercial, morador do Sudoeste
Sérgio Augusto Fernandes, 55 anos, representante comercial, morador do Sudoeste