postado em 04/05/2010 18:06
Foi inaugurado nesta terça-feira (4/5), no Hospital Regional do Gama (HRG), o Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia. A ala foi totalmente reformada e está apta a atender as exigências do Ministério da Saúde, que determina que os hospitais da rede pública tenham espaços exclusivos para a realização de partos humanizados. Foram construídas dez salas de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP). Assim que chegarem ao hospital, as gestantes serão levadas para a Unidade de Ginecologia e Obstetrícia e, imediatamente, encaminhadas a uma sala de PPP, que será individual e poderá receber também um acompanhante.
No mesmo ambiente a gestante vai receber todos os atendimentos necessários, do pré-parto ao pós-parto. Todos os procedimentos, inclusive o parto, poderão ser acompanhados pelo pai da criança.
O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 1,2 milhão na reforma do HRG. No geral, são duas salas de espera, sendo uma exclusiva para as parturiantes, de recepção, dez leitos para realização do parto humanizado (PPP), além de salas para assistência ao recém-nascido, para o atendimento a vítimas de violência e outra para admissão e exames.
Com a reforma, o Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia ganhou mais três leitos pré-partos, passando de nove para 12. Outras unidades do hospital, como o Pronto Socorro Infantil e o Lactário também passam por mudanças. No próximo semestre, começa a reforma do Pronto Socorro Adulto.
O Pronto Socorro de Ginecologia e Obstetrícia é equipado com camas e materiais que o HRG já possui, enquanto aguarda a compra dos equipamentos de maior complexidade, a ser realizada pela Secretaria de Saúde.