Naira Trindade
postado em 06/05/2010 08:28
Tudo não passou de um susto. Depois de ficar 22 horas longe da família, perambulando amedontrada pelas ruas de Luziânia, Ana Luiza Lopes de Souza, 10 anos, retornou para casa no Bairro Estrela Dalva 1. Sobrinha de Márcio Luiz Lopes de Souza, 19, último dos seis jovens a sumir do Parque Estrela Dalva, a menina foi encontrada por uma amiga da família às 11h de ontem numa rua próxima à avenida central da cidade. Em meio ao tormento vivido por parentes de jovens desaparecidos no município, nos últimos cinco meses, a garota não tinha noção do tamanho da preocupação que a travessura causou aos pais.Ao fim das aulas na Escola Municipal Francisco Vieira Lins, na última terça-feira, Ana Luiza desviou-se do caminho de casa para escapar de uma suposta correção que o pai lhe daria. É que a menina havia levado escondido para o colégio o celular do pai. Segundo Lúcia Maria Souza Lopes, 25 anos, tia da menina, o pai de Ana Luiza procurou pelo aparelho em casa e resolveu ligar para o número. A filha atendeu e o pai lhe deu uma bronca pelo telefone. Ela temeu apanhar pelo erro e se escondeu.
A ausência de notícias da criança deixou os pais apavorados, que, depois de procurar em casas de amigos e professores, registraram a ocorrência de desaparecimento no início da noite no Centro Integrado de Operações Especiais (Ciops) de Luziânia. Policiais e parentes passaram a madrugada em busca da criança, que se ajeitou num canto do Centro de Saúde do Estrela Dalva e adormeceu. Encontrada pela manhã, Ana Luiza passava bem. O Conselho Tutelar de Luziânia pretende acompanhar os familiares. ;Vamos oferecer apoio de psicólogos do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) porque não temos profissionais capacitados no conselho. Somos cinco para 200 mil habitantes e apenas um carro para todo o município;, alegou o conselheiro Eliseu Rabelo.
HOMENAGEM
As mães de Luziânia serão homenageadas na manhã de hoje na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em comemorações do Dia das Mães. Em nome das seis mães dos jovens desaparecidos ; Aldenira, Sônia, Valdirene, Sirlene, Marisa e Maria Lúcia ;, senadores vão aproveitar para lembrar as mães brasileiras vítimas de violência, cobrar urgência na identificação dos corpos encontrados em Luziânia e o retorno da Polícia Federal ao caso.