Cidades

Movimento intenso no último dia para transferir ou tirar título

postado em 06/05/2010 09:20
Grávida, Madalena Melo teve de enfrentar movimento grande em cartório eleitoral de CeilândiaTerminou ontem o prazo para tirar ou transferir o título para as eleições de outubro. Cerca de 50 mil pessoas compareceram aos 21 cartórios e aos cinco postos do Distrito Federal, que funcionaram em esquema de mutirão de 26 de abril até ontem, das 9h às 18h.

Quem perdeu o prazo para a transferência de título terá de votar no município original ou justificar o voto. Os cidadãos que têm multas pendentes poderão procurar o cartório eleitoral mais próximo para a quitação.

Até domingo passado, havia 1.804.639 eleitores no DF, segundo o TRE. Para os que não checaram ainda a situação da inscrição no órgão, basta visitar a página do Tribunal na internet (www.tre-df.gov.br). Se a situação constar como regular, o eleitor poderá votar, mesmo que tenha alguma multa pendente, por exemplo. O prazo para a retirada de segunda via do título eleitoral vai até 23 de setembro.

Os cartórios e postos eleitorais do DF estiveram cheios nos últimos dias. Com o mutirão, cerca de 9 mil pessoas compareceram, diariamente, aos locais de atendimento do TRE. A população era atendida por ordem de chegada e o tempo de espera podia durar horas.

Ontem, na hora do almoço, a dona de casa Karla Cristina de Araújo, 43 anos, completava quatro horas de espera no cartório eleitoral de Taguatinga Centro. Ela queria transferir o título de Goiânia (GO) para o DF. ;Vou continuar esperando;, disse.

A terapeuta Adriane Palhares, 42 anos, também aguardava desde cedo pelo atendimento e acabou apelando a um banco de madeira para descansar as pernas. Ela já havia tentado revisar seu título pela troca de endereço alguns dias antes, mas não levou o comprovante de residência e teve que voltar. Mais preparada, carregava também um livro para distrair-se.

Na 20; Zona Eleitoral, em Ceilândia, uma fila grande se formou. Grávida de cinco meses, Madalena Pimpo Melo, 28 anos, esperou por mais de três horas, em pé e embaixo do sol, para ser atendida.

Informe-se
Dúvidas sobre alistamento eleitoral, transferência de título, segunda via, atualização de dados pessoais, locais de votação, certidão de quitação eleitoral e outros podem ser tiradas no Tribunal Regional Eleitoral. Informações: 3441-1000 e www.tre-df.gov.br.
O site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) também fornece respostas a dúvidas frequentes dos eleitores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação