Cidades

Vacinação de idosos contra a gripe comum começa neste sábado

Adriana Bernardes
postado em 07/05/2010 08:06
Começa amanhã a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum. Todas as pessoas com 60 anos ou mais e vivem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste têm até o dia 21 deste mês para tomar a dose. No DF, o atendimento começa às 8h e segue até 17h. Em todo o DF, irão funcionar 117 salas de vacinação, montadas em estabelecimentos comerciais, supermercados, feiras, estações do metrô, postos do Programa Saúde da Família e centros de saúde. A Regional de Saúde de Taguatinga espera imunizar 5.933 idosos.

Os idosos com doenças crônicas que ainda não se vacinaram contra a influenza A (H1N1) poderão tomar as duas vacinas. No mesmo dia, também serão aplicadas vacinas contra a gripe H1N1 nas pessoas que fazem parte dos grupos direcionados para essa medicação preventiva. A Secretaria de Saúde alerta que é importante que os jovens de 20 a 29 anos tomem a dose até sábado, porque a partir de segunda-feira terá início a vacinação das pessoas entre 30 a 39 anos.

Até ontem, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde registrou um total de 705.322 doses aplicadas em todo o DF. Os trabalhadores da saúde foram os mais vacinados, seguidos pelos idosos, pelas crianças entre 6 meses a 2 anos de idade e pelos portadores de doenças crônicas. Gestantes e população entre 20 a 29 anos de idade registraram aparecem na sequência.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Maristela Reis tanto, a vacinação sazonal (aquelas previstas no calendário) como a da H1N1 serão aplicadas até 21 de abril. Maristela Reis reforça que é importante que as pessoas cumpram o calendário montado pela secretaria, para não haver tumulto nos últimos dias da campanha.

O número
5.933
Número de idosos que a Regional de Saúde de Taguatinga tem a meta de imunizar

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação