Cidades

Hemodiálise vira tema de livro

postado em 13/05/2010 08:19
O enfermeiro e especialista em nefrologia Everaldo da Silva Roberto, 37 anos, reúne relatos de pacientes dependentes de hemodiálise no livro Histórias de vida x Hemodiálise, cujo lançamento ocorre hoje, às 19h, no Espaço Chatô do Correio Braziliense. A obra nasceu das experiências dele nos corredores de hospital.

Certa vez, ele estava na clínica conversando com um homem que há 10 anos dependia da máquina de hemodiálise para continuar vivo, e ficou consternado. ;Pensei: isso vale uma história;, conta o escritor. Depois do congresso sobre Insuficiência Renal Crônica (IRC), organizado em Manaus (AM), no ano passado, o enfermeiro tornou-se escritor e decidiu materializar 50 histórias em pouco mais de 100 páginas, além de informações sobre a doença, em linguagem acessível e livre de detalhes técnicos de difícil compreensão.

Everaldo Roberto também se preocupa com a falta de informação dos profissionais de saúde. Segundo ele, alguns nem sabem como funciona a hemodiálise e não sabem tratar o paciente que passa pelo tratamento de IRC. ;Em Brasília, temos 12 clínicas de hemodiálise. Para suportar a demanda, teríamos que ter 19, no mínimo;, alerta Everaldo Roberto, atuante na Clínica de Doenças Renais de Brasília.

Prestigie
Livro: Histórias de vida x Hemodiálise, 112 páginas, Editora Independente.
Autor: Everaldo da Silva Roberto.
Preço: R$ 28.
Lançamento: Hoje, às 19h, no Espaço Chatô do Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação