Cidades

PM recebe 50 carros e a promessa de um prédio

postado em 14/05/2010 08:48
Em homenagem ao aniversário de 201 anos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o governador Rogério Rosso entregou ontem 50 carros para a corporação. Também para marcar a data, Rosso anunciou oficialmente a restituição à PM de parte do prédio onde hoje funciona o Centro Administrativo de Taguatinga, o Buritinga, conforme havia antecipado o Correio. Mas a devolução se dará de forma gradativa. Por enquanto, continuam a funcionar no local setores das secretarias de Saúde, de Governo e de Justiça. A meta é que até o fim do ano, dois terços da área esteja de posse dos policiais.

A Secretaria de Governo está fazendo um levantamento de quantos dos 400 servidores do centro administrativo serão realocados em outras unidades administrativas. Rosso garantiu que o Executivo não terá problemas para absorvê-los.

As instalações restituídas à PMDF serão usadas para treinar policiais, como os 1,5 mil aprovados no último concurso. Antes de ter sido requisitada para a instalação provisória, de forma provisória, pelo GDF, em 2007, a área abrigava a sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O complexo também oferecerá especializações aos profissionais em atividade. O efetivo atual da corporação é de 18.673 policiais militares.

Valorização
O comandante-geral da PM, Ricardo da Fonseca Martins, recebeu a notícia como ;um resgate da dignidade da força policial militar.; O governador reforçou que, durante a sua administração, vai priorizar a segurança pública, ;por meio da modernização da frota e da valorização do policial;.

Os 50 veículos recebidos ontem pela corporação são a segunda remessa deste mês. A primeira, de acordo com a PM, foi no último dia 4, quando foram entregues 50 carros. Os 100 veículos serão distribuídos para os Postos Comunitários de Segurança. A previsão é que mais 130 automóveis sejam incorporados aos serviços policiais até o fim de maio.

PARA SABER MAIS
Mudança de capital
A história da Polícia Militar do Distrito Federal começa em 1809. Foi criada no Rio de Janeiro, no ano seguinte ao da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. A PMDF foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília, mas não imediatamente após a mudança da nova capital da República. Em agosto de 1965, o diretor do Departamento Federal de Segurança Pública mandou que o comandante-geral da corporação, ainda sediada no estado da Guanabara, instalasse em Brasília uma unidade administrativa com efetivo orgânico. A finalidade seria executar o serviço de trânsito do DF. A PMDF foi instalada definitivamente aqui somente em 1966, com profissionais remanejados da polícia do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e outros realocados de órgãos de Segurança Pública.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação