postado em 14/05/2010 08:48
Em homenagem ao aniversário de 201 anos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o governador Rogério Rosso entregou ontem 50 carros para a corporação. Também para marcar a data, Rosso anunciou oficialmente a restituição à PM de parte do prédio onde hoje funciona o Centro Administrativo de Taguatinga, o Buritinga, conforme havia antecipado o Correio. Mas a devolução se dará de forma gradativa. Por enquanto, continuam a funcionar no local setores das secretarias de Saúde, de Governo e de Justiça. A meta é que até o fim do ano, dois terços da área esteja de posse dos policiais.A Secretaria de Governo está fazendo um levantamento de quantos dos 400 servidores do centro administrativo serão realocados em outras unidades administrativas. Rosso garantiu que o Executivo não terá problemas para absorvê-los.
As instalações restituídas à PMDF serão usadas para treinar policiais, como os 1,5 mil aprovados no último concurso. Antes de ter sido requisitada para a instalação provisória, de forma provisória, pelo GDF, em 2007, a área abrigava a sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O complexo também oferecerá especializações aos profissionais em atividade. O efetivo atual da corporação é de 18.673 policiais militares.
Valorização
O comandante-geral da PM, Ricardo da Fonseca Martins, recebeu a notícia como ;um resgate da dignidade da força policial militar.; O governador reforçou que, durante a sua administração, vai priorizar a segurança pública, ;por meio da modernização da frota e da valorização do policial;.
Os 50 veículos recebidos ontem pela corporação são a segunda remessa deste mês. A primeira, de acordo com a PM, foi no último dia 4, quando foram entregues 50 carros. Os 100 veículos serão distribuídos para os Postos Comunitários de Segurança. A previsão é que mais 130 automóveis sejam incorporados aos serviços policiais até o fim de maio.
PARA SABER MAIS
Mudança de capital
A história da Polícia Militar do Distrito Federal começa em 1809. Foi criada no Rio de Janeiro, no ano seguinte ao da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil. A PMDF foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília, mas não imediatamente após a mudança da nova capital da República. Em agosto de 1965, o diretor do Departamento Federal de Segurança Pública mandou que o comandante-geral da corporação, ainda sediada no estado da Guanabara, instalasse em Brasília uma unidade administrativa com efetivo orgânico. A finalidade seria executar o serviço de trânsito do DF. A PMDF foi instalada definitivamente aqui somente em 1966, com profissionais remanejados da polícia do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e outros realocados de órgãos de Segurança Pública.