postado em 14/05/2010 18:38
A Defesa Civil alerta para os cuidados que devem ser tomados entre os meses de abril e outubro, durante o período de estiagem no Distrito Federal. Fatores como as varíações bruscas de temperatura, ventos fortes e elevação do índice de incêndios podem causar diversos danos a população. Hemorragia nasal, diarréia, vômito e perda de grande quantidade de líquido são problemas que podem atingir várias pessoas. Para evitá-los, o cidadão deve ingerir líquido diariamente (beber pelo menos 6 copos de água), evitar banhos prolongados com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele, evitar ligar os aparelhos de ar-condicionado, usar roupas leves, se possível de algodão, fazer refeições leves, evitar exercícios físicos no período das 10h às 16h e usar bastante creme hidratante ou óleo vegetal.
Além disso, entre os meses de julho e agosto, a estiagem é mais intensa. "As umidades são mais baixas e as temperaturas são mais altas", explica o gerente de minimização de desastre da Defesa Civil, Tenente-coronel Reginaldo Souza. Maiores cuidados com os idosos e as crianças também são recomendados, pois eles são mais vulneráveis.
Neste período não é recomendado pela Defesa Civil a suspensão das aulas. De acordo com o Tenente-coronel Reginaldo, "se as crianças não estiverem nas salas de aula, elas vão pra rua e isso não é aconselhável".
As pessoas que trabalham nas ruas devem dobrar os cuidados. Além de usarem roupas leves, elas devem se hidratar mais que as outras, pois estão mais expostas. Mas, quem trabalha com ar-condicionado ligado também nao está livre dos riscos, já que o aparelho retira a umidade do ar. A recomendação é que esses trabalhadores também consumam bastante água.
A Defesa Civil recomenda, ainda, que nos meses de julho a agosto, quando a temperatura e a umidade estão baixas, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), leve as pessoas que moram na rua para albergues. Para maiores informações sobre os cuidados a se tomar, o cidadão pode ligar no telefone 24h da Defesa Civil, pelos números 199 e 9224-0640.