Cidades

Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade recebeu 1.040 crianças em primeira comunhão

Organização do evento calcula a presença de 350 mil pessoas do DF e de outros estados

postado em 16/05/2010 08:25
Rostinhos sérios, velas a postos, muita concentração. Ontem de manhã, 1.040 crianças tomaram parte, pela primeira vez, em um dos mais importantes rituais da fé católica, a comunhão eucarística, nome dado ao ato pelo qual os fiéis tomam a hóstia embebida em vinho e, com isso, recebem Cristo em seu corpo físico. A consagração coletiva de meninos e meninas de 8 a 12 anos, vindos de 56 das 122 paróquias do Distrito Federal, se deu no 16; Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que começou na capital federal na última quinta-feira e termina hoje. A missa em que os garotos comungaram foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Brasília, responsável pela organização do Congresso, além das crianças que fizeram a primeira comunhão no sábado, aproximadamente 5 mil pessoas lotaram o Pavilhão de Exposições. A coordenação do evento acredita que, até a manhã de hoje, quando será encerrado o encontro, ele terá atraído 350 mil fiéis do DF e de outros estados, entre pessoas que circularam pela Esplanada dos Ministérios, pelo Pavilhão de Exposições, pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães e por paróquias brasilienses que tiveram alguma programação.

Para a professora Maria Gláucia Barbosa, 52 anos, professora e catequista da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na 312 Sul, o momento no Pavilhão do Parque da Cidade ontem foi duplamente especial. Além de ver seus alunos de catequese comungarem, ela viu a sobrinha, Ana Beatriz Barbosa Feitosa, 9 anos, tomar a hóstia primeira vez. ;Eu mesma a preparei, com os outros. A emoção é grande, a família toda é católica há muitos anos;, contou.

Milene Lopes Ribeiro, 11 anos, da paróquia de Santa Terezinha, em Taguatinga Norte, estava nervosa antes da cerimônia. ;Não sabia como ia ser, mas deu tudo certo. Agora que comunguei, vou tentar levar uma vida bem correta;, afirmou. Maria Clara Avelino, 10, da paróquia de São Pedro de Alcântara, no Lago Sul, não ficou ansiosa. ;Estava me preparando havia muito tempo. Minha família está feliz.;

Sem polêmica
O celebrante do culto, dom João Braz de Aviz, evitou temas polêmicos durante a pregação, e limitou-se a pedir que os meninos e as meninas que estavam comungando pela primeira vez permanecessem em um estado de fé e de amor. O arcebispo de Brasília ainda pediu uma oração pelas crianças carentes. ;Quero pedir pelas crianças que o pai e a mãe abandonaram, que não têm alimento para pôr na mesa, que não têm um médico para cuidar delas.;

O tom dos demais eventos do 16; Congresso Eucarístico, entretanto, não foi tão ameno. Na mesma hora em que era celebrada a missa dos pequenos no Parque da Cidade, eram realizados simpósios sobre teologia e bioética no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na sexta-feira também houve debates. Foram abordados temas espinhosos para os católicos, como pedofilia, aborto e pesquisas com células-tronco. Além disso, dom Cláudio Hummes ; prefeito da Congregação do Clero em Roma e representante do Papa Bento XVI no 16; CEN ; celebrou uma missa pelos excluídos no Santuário Nossa Senhora de Fátima (906 Sul) na sexta-feira, para um público de moradores de rua e de catadores de papel. A cerimônia teve a presença da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

Além da missa das crianças e dos simpósios no sábado de manhã, a programação do Congresso ontem incluiu uma procissão de jovens do Centro de Convenções à Esplanada dos Ministérios. Lá, às 19h, participariam de missa seguida de vigília.

Prêmios para três redações
A missa destinada às crianças no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade teve como momento especial, além da comunhão dos pequenos, a entrega de prêmios para as três melhores redações do Brasil sobre o tema eucaristia. Crianças e jovens concorreram nas categorias ensino fundamental, séries finais do ensino fundamental e ensino médio.

A primeira premiou o vencedor com um videogame PlayStation 2. O ganhador foi Vicente Cangerã Pereira, 10 anos, de São Paulo (SP). Na segunda, o prêmio era um computador, dado a Stela Maris Alves de Siqueira, 13 anos, de Viçosa (CE). A jovem, que adora escrever, ficou eufórica. ;Jamais imaginei que meu texto seria o escolhido;, comentou. Na terceira categoria, que premiou o vencedor com um notebook, a contemplada foi uma jovem do DF, a estudante Daniela Rosa de Deus Caetano, 18 anos, ovacionada pela plateia. Ela, que hoje cursa direito na Universidade de Brasília (UnB), inscreveu sua redação no concurso quando estava no terceiro ano do ensino médio.

;Escrevi sobre minha experiência com a eucaristia, meu encontro pessoal com Jesus. A Arquidiocese de Brasília se esforçou muito para fazer uma festa bonita e sinto que participei um pouquinho.; Mais de mil textos de estudantes de todo o país concorreram no concurso. Uma comissão da Igreja Católica selecionou os melhores.

Para saber mais
Graça coletiva
Para os católicos, a eucaristia significa a presença de Deus no meio de seu povo. Isso ocorre quando os fiéis, pelo louvor, pela oração ou pela meditação sobre a palavra divina, atingem um estado de graça. O rito da comunhão, com a ingestão da hóstia sagrada e do vinho, é um momento eucarístico máximo, já que hóstia e vinho representam o sangue e o corpo de Jesus Cristo. Quando comungam, os fiéis recebem o corpo de Cristo. Para isso, devem estar puros e arrependerem-se de seus pecados.

Programação
Hoje
8h
Laudes solenes com o clero ; Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

9h30
Santa Missa de Encerramento, celebrada por dom Cláudio Hummes, prefeito da Congregação do Clero em Roma ; Esplanada dos Ministérios

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação