Cidades

Começam amanhã inscrições para o concurso Leio e Escrevo meu Futuro

Cerca de 150 mil alunos da rede pública terão quatro meses para aperfeiçoar a escrita e sair na frente

postado em 16/05/2010 08:44
O momento já é de cultivar as ideias e arriscar as primeiras palavras. Afinal, com o edital do concurso de produção textual do Leio e Escrevo meu Futuro (1) em mãos, a ordem para os alunos do 6; ao 9; ano do ensino fundamental é não perder tempo e se preparar nos próximos quatro meses até a realização da prova. Assim, agora é hora de iniciar os treinos, aprofundando a leitura e afinando o texto.

Cíntia Lopes (à direita), com os amigos do CEF 11 de Ceilândia: As inscrições são gratuitas e estão abertas até 13 de agosto. O concurso, realizado pelo Instituto Quadrix, terá como tema Repensar Brasília: como será a cidade daqui a 50 anos?. Entre as novidades, está a variedade de gêneros textuais que poderão ser trabalhados, como a carta pessoal, a carta do leitor e o artigo de opinião, tipologia escolhida em consonância com as orientações curriculares da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Haverá 13 categorias de vencedores ; entre as novas, está a de melhor escola. Simulados do concurso, postagens no hotsite do projeto, seminários e oficinas que ocorrerem durante o ano também somarão pontos para a conquista de prêmios.

Nessa edição, mil alunos ganharão bolsas de estudos, netbooks, viagens e celulares. Cíntia Reis Lopes, 13 anos, aluna do 7; ano, já pensa em ganhar um deles e ser destaque na escola. ;Eu gostaria de ganhar porque, além de todo mundo perguntar a sensação, eu sei que uma vitória dessas abre várias oportunidades para o futuro;, diz a estudante do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia.

Adesão
A escola teve sete vencedores na seleção de 2009, e a diretora Rosinei Maria Baptista de Oliveira já ;contabiliza; os próximos ganhadores. ;No ano passado, eu inscrevi todo mundo porque tem aluno que, por timidez, fica de fora. Se não tivesse sido assim, não teríamos esses ganhadores;, explica.

Expectativas como a de Cíntia e de Rosinei em relação ao concurso deste ano refletem o sucesso do projeto nas escolas. No ano passado, 199 participaram; em 2010, esse número subiu para 209. ;As outras escolas que não são o público do projeto pedem para participar também;, conta Luciano Barbosa Ferreira, gerente de ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

;Estamos felizes porque estamos fortalecendo o futuro desses jovens, transformando-os em consumidores críticos de informação e do mundo que os cercam;, complementa Karla Senna, superintendente de Circulação do Correio.


1 - Jornal nos colégios
O Leio e Escrevo meu Futuro é um projeto do Correio Braziliense em parceria com a Secretaria de Educação do DF. O termo de cooperação técnica prevê a entrega de 7.662 exemplares do jornal diariamente nas 209 escolas da rede pública de 6; a 9; ano. Além disso, realiza visitas à sede do grupo Diários Associados, seminários, oficinas e o concurso de produção textual entre os alunos.

O número
R$ 600 mil
Valor total dos prêmios da edição 2010


Fique atento
; Inscrições: de 17 de maio a 13 de agosto, pelo diretor ou responsável da unidade de ensino, nos sites www.leioeescrevomeufuturo.com.br e www.quadrix.org.br

; Realização do concurso: 16 de setembro

; Divulgação dos resultados: 8 de novembro

; Premiação dos classificados: 26 de novembro


Tabela de prêmios
Alunos
1; lugar: bolsa de idiomas de dois anos, Playstation III, Netbook 10;
2; lugar: bolsa de idiomas de dois anos com material didático, Nintendo Wii
3; lugar: bolsa de idiomas de um ano, Xbox 360
4; lugar: bolsa de idiomas de um ano com material didático, PSP PlayStation Portátil
5; lugar: bolsa de idiomas de um ano e celular desbloqueado
6; ao 20; lugares: MP6
21; ao 50;: TV 7;
51; ao 100;: iPod Shuffle
101; a 180;: DVD Player
181; ao 200;: Luneta
201; ao 225;: Binóculos

Professores
1; lugar: viagem internacional de sete dias
2; lugar: viagem nacional de sete dias
3; lugar: viagem nacional de quatro dias

Coordenador local ou supervisor pedagógico
1; lugar: voucher premium em tratamentos zen e spa
2; lugar: filmadora
3; ao 8; lugares: netbook 10;

Diretor
1; lugar: filmadora
2; lugar: blu-ray player
3; ao 6; lugar: home theater

Coordenador intermediário
1; lugar: viagem nacional de quatro dias
2; lugar: filmadora
3; lugar: netbook 10;

Diretor de regional
1; lugar: filmadora
2; lugar: home theater

Melhor escola
1; lugar: 10 bolsas de estudos em cursos anuais de matemática e 25 computadores de mesa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação