Cidades

Semana de festa celebra os 50 anos do Caseb

postado em 17/05/2010 12:20
A Associação de ex-alunos e ex-professores do Centro de Ensino Fundamental Caseb, da 909 sul, comemora os 50 anos da escola esta semana. Para celebrar o cinquentenário, uma programação com café da manhã, cerimônias, apresentações teatrais e até um baile se estende por toda a semana.

Um café comunitário com apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar de Brasília dá início à clebração nesta segunda-feira (17/5). Na cerimônia, a pianista Neusa França, que esteve entre as primeiras professoras da escola, tocará os hinos de Brasília e do Caseb. Aos 90 anos, Neusa continua dando aulas de piano. Para completar o primeiro dia, haverá o lançamento do Boletim Historio Caseb 50 anos e a inauguração das salas do Grêmio Estudantil e da Associação de ex-alunos e ex-professores.

Na próxima quarta-feira (19/5), a animação continua. Está marcada para as 8h30 uma dramatização da entrada do presidente Juscelino Kubitschek no CASEB para proferir a aula inaugural. Em seguida, será inaugurada a exposição de carros antigos ;JK e JK;, com o apoio do Museu de Automóvel de Brasília, e apresentação do Clube do Choro. Durante a tarde, haverá jogos de basquete e homenagem aos ex-alunos atletas.

Às 9h30 de sexta-feira (21/5), será a vez de cantar ;Parabéns para você; e partir o bolo. E para encerrar as comemorações, o Iate Clube vai sediar, no sábado (22/5), o Baile do Abraço, embalado por apresentações da banda Squema 6 e do grupo As Frenéticas. O espaço do baile foi cedido pelo clube, que tem entre seus diretores vários ex-alunos do Caseb.

História
Em 1959, o governo federal criou a Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília, a Caseb, responsável pela implantação da rede de ensino em Brasília.

Para a inauguração da nova Capital Federal, em 1960, ficaram prontas apenas escolas do antigo primário (atuais séries iniciais do Ensino Fundamental). No entanto, Juscelino Kubitschek queria instituições de ensino para todos já no começo da nova cidade. Na época, o ministro da Educação, Clóvis Salgado, deu a ordem para que a Caseb providenciasse uma construção para abrigar os cursos ginasial, colegial e normal.

As instalações ficaram prontas em apenas dois meses. Em 1961, foi aberto o Elefante Branco que absorveu os alunos do Ensino Médio e do último ano ginasial. Os demais ficaram no Caseb, que se tornou o nome definitivo da escola. Atualmente, a instituição atende a 800 estudantes da 5; série/6;série a 8;série/9; ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação