postado em 18/05/2010 11:10
A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), por meio da Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), removeu na manhã desta terça-feira (18/05) quatro barracos e dois animais silvestres de uma área invadida na Asa Norte. A força-tarefa é realizada a pedido da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão proprietário do terreno.A operação começou por volta das 10h e continuará nesta tarde. A primeira remoção foi feita na parte de fora, onde havia dois homens em barracos. Segundo a assessoria da Seops, eles recusaram a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), que é responsável por encaminhar as famílias aos albergues.
Cerca de 50 agentes de diversos órgãos e 14 caminhões participam da ação. Dentro da área havia seis barracos, e cinco famílias que estavam no local na hora da força-tarefa: três homens, duas mulheres, um adolescente e seis crianças. Eles serão retirados após o almoço, quando a operação será retomada.
Além disso, dois animais silvestres foram apreendidos, um papagaio e um cavalo. De acordo com a Seops, ninguém assumiu a propriedade dos animais.
De acordo com informações de uma denúncia enviada na sexta-feira (14/05) pela Anvisa, as invasões começaram há seis meses e reúnem seis famílias de catadores de lixo reciclado, animais e entulhos na área, de 2 mil m;. No local, ainda de acordo com a denúncia, funcionaria uma boca de fumo. Não foi confirmada a existência do ponto de venda de drogas, entretanto, a Seops informou que foram encontrados diversos cachimbos na área.
Operação
A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) realiza desde 2007 esse tipo de atendimento. Já foram realizadas mais de 2,3 mil ações de combate a invasões ilegais no Distrito Federal. Segundo a assessoria, cerca de 14 mil já foram removidas.