postado em 18/05/2010 14:17
A Polícia Civil do DF estourou a Operação Ícaro na manhã desta terça-feira (18/5) e apreendeu 47 adolescentes acusados de envolvimento com crimes graves. A ação visava cumprir 76 mandados de busca e apreensão a menores de idade em conflito com a lei. As autorizações judiciais foram expedidas pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ), há mais de um ano, mas continuavam em aberto. Participaram da operação 85 policiais civis de várias unidades do DF. Dos 47 jovens retirados de circulação, chamou a atenção uma moça de 17 anos. Até às 9h, apenas 61% dos mandados haviam sido cumpridos.
Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a polícia não pode passar à imprensa mais detalhes da ficha criminal dos jovens presos. Porém, o Correio apurou com fontes policiais que, entre os que acabaram apreendidos na ação, há menores com uma ficha corrida em que constam dez passagens pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Entre os crimes praticados por esses jovens considerados perigosos pela Justiça, há aqueles que cometeram latrocínio (roubo com morte da vítima), homicídio, tráfico de droga.
Essa foi a quarta edição da Operação Ícaro. A anterior, que ocorreu em março deste ano, teve um total de 38 apreensões de adolescentes