Cidades

Mais duas mortes pela dengue são confirmadas no DF

postado em 18/05/2010 19:08
A Secretaria de Saúde confirmou, nesta terça-feira (18/5), mais duas mortes por dengue no Distrito Federal. O caso da administradora Daisi Ferreira Figueiredo, 32 anos e de Carlos Lindberg Tolentino, 55 anos, estavam em processo de investigação. Ao todo, cinco pessoas não resistiram à doença.

[SAIBAMAIS]A morte de Daisi, moradora do Paranoá, no dia 12 de maio, foi ocasionada pela Síndrome do Choque da Dengue - que é o agravamento do quadro de febre hemorrágica da doença. Já Carlos foi vítima de Dengue com Complicação - causada pela associação da dengue a outras doenças, que tanto podem ser anteriores ou posteriores ao contágio pelo mosquito aedes aegypti.

O novo balanço da secretaria, divulgado nesta terça-feira, informa que o número de casos notificados da doença já chegou a 12.793, sendo que 7.164 foram confirmados. Desde o último relatório, na semana passada, o órgão de saúde informa que mais 68 pessoas contraíram a doença.

Planaltina continua sendo o local com o maior número de casos da dengue: são 3.478 casos notificados na região e 2.643 confirmados. Em segundo lugar está a Asa Norte, com 800 casos, seguida pelo Itapoã, com 596, e São Sebastião, com 403. A maior parte dos casos foram contraídos no próprio DF - 90,4% - , e 4,6% no Goiás.

Campanha pelo celular

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) fechou parceria com quatro operadoras de celular para enviarem aos clientes do Distrito Federal e do Entorno mensagens com dicas para evitar focos do mosquito e sintomas da doença. Cerca de um milhão pessoas receberão o alerta.

Com informações de Mariana Moreira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação