Cidades

Chapa Roriz-Frejat é confirmada

Ana Maria Campos
postado em 19/05/2010 08:26
A chapa encabeçada pelo ex-governador Joaquim Roriz (PSC) tendo o deputado Jofran Frejat (PR) como vice foi sacramentada na noite de segunda-feira numa festa organizada pelo presidente regional do PR, Izalci Lucas. Cerca de mil pessoas participaram do evento que torna praticamente oficial a dobradinha para as eleições de outubro. Roriz confirma, assim, que está na corrida ao Governo do Distrito Federal. Falta decidir qual será seu palanque presidencial. Ele trabalha para ser o candidato do tucano José Serra no Distrito Federal.

Para isso, Roriz aguarda uma definição da direção nacional do PSDB para definir os demais candidatos majoritários. A expectativa é lançar a ex-vice-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB) na disputa por uma das vagas ao Senado. Essa articulação tem sido conduzida pelo secretário-geral do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e conta com a simpatia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE).

Em conversa por telefone, Roriz externou ao tucano a mágoa pela crítica contundente que o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), fez em discurso quando Roriz esteve com Fernando Henrique, em março. Guerra amenizou o tom. Serra dará a palavra final. O candidato tucano avalia os benefícios dessa aliança, considerando o vínculo do governo Roriz com a origem dos supostos esquemas de corrupção denunciados pelo ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa na Operação Caixa de Pandora.

Terceira via
O PSDB é ainda cortejado para uma terceira via, ao lado do deputado federal Alberto Fraga (DEM), ou do governador Rogério Rosso (PMDB), caso ele consiga se viabilizar como candidato à reeleição. Essa alternativa ganhará força se não houver acordo entre PT e PMDB na formação da chapa ao governo liderada pelo petista Agnelo Queiroz. No último fim de semana, em encontro regional, o PT aprovou a possibilidade de repetir no Distrito Federal o arco de alianças em torno da candidatura de Dilma Rousseff, que terá como vice o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP). Nesse caso, o nome mais cotado é o do deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB), mas se fala também na atual vice-governadora, Ivelise Longhi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação