Cidades

Estudantes fazem nova manifestação pela recarga do Passe Livre

Luiz Calcagno
postado em 19/05/2010 16:46

Outra manifestação pela recarga dos cartões do Passe Livre tomou conta das ruas nesta quarta-feira (19/5), desta vez no Plano Piloto. Cerca de 200 estudantes de escolas públicas e faculdades do Distrito Federal se reuniram em frente à Igreja Dom Bosco, na 702 Sul, por volta das 13h. Mais cedo, às 9h, um grupo com cerca de 350 estudantes fizeram um protesto na Praça do Relógio, em Taguatinga.

Os estudantes desta tarde saíram da igreja em direção ao Setor Comercial Sul. Lá, pararam na porta da empresa Fácil Brasília Transporte Integrado. Os manifestantes chegaram a entrar na empresa e se reuniram a mais alunos, que não conseguiram retirar o passe hoje. Houve um princípio de tumulto e uma vidraça foi quebrada. No entanto, de acordo com a Polícia Militar, a saída dos manifestantes foi tranquila.

Depois de ficar cerca de uma hora na frente da empresa, o grupo saiu novamente em passeata. Eles subiram pela avenida que liga a W3 ao Setor Bancário Sul, em direção à igreja Dom Bosco. Ocuparam uma faixa da via deixando o trânsito lento. Já na W3, novamente ocuparam uma das faixas. A PM acompanhou o percurso e fez a segurança dos estudantes. A manifestação terminou às 15h.

Transtorno

O estudante universitário Felipe da Silva Pereira, 20 anos, tem a bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e estuda na faculadde Unip. Sem o crédito, Felipe, que não trabalha, gasta cerca de R$ 90 por mês com passagens. "Fiquei desde 11h à espera do passe. Preciso desse dinheiro para ir à faculdade já que pego quatro ônibus por dia", desabafou.

Sem recarga

De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Fácil Transporte Integrado, o repasse enviado ontem (18/05) pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), de R$ 636 mil, já terminou.

[SAIBAMAIS]Segundo a Fácil-DF, os gestores já foram até o órgão do Governo do Distrito Federal (GDF) para negociar novos recursos, mas até o momento nada foi confirmado. A empresa também ressaltou que, ontem, as recargas foram feitas o dia inteiro até às 17h. De acordo com a assessoria, a Fácil chegou a fechar as portas, mas continuou a atender os últimos usuários, que conseguiram recarregar o cartão.

A assessoria de imprensa do Governo do Distrito Federal (GDF) informou que, até o momento, não há expectativa para o novo repasse que abastecerá os cartões dos estudantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação