Cidades

Secretaria de Saúde promove O Dia de Combate às Hepatites Virais

postado em 19/05/2010 18:33
Esta quarta-feira (19/5) marcou uma data especial na luta contra a hepatite. Das 8h às 18h, no Shopping Pátio Brasil, quem passou por lá teve a oportunidade de fazer o teste rápido para detecção da hepatite C. Por todo esse período, também foi feita a aplicação da vacina contra a hepatite B para adolescentes e grupos vulneráveis.

Seguindo o cronograma do Dia de Combate às Hepatites Virais, foi lançado o filme ;Hepatite C sem medo;, às 15h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), seguido de debates. A programação prossegue durante a noite com uma palestra com Sonia Geraldes, chefe do Núcleo de Hepatites da Secretaria de Saúde, às 19h45, na Fundação Hemocentro (Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 501). O filme ;Hepatite C sem medo; será exibido novamente sexta-feira (21), às 9h, no Laboratório Central da Secretaria de Sáude do DF, localizado no SGAN 601 lotes O e P.

A doença


A hepatite é um termo abrangente que mostra inflamação do fígado. Existem três formas da doença, A, B e C. Na primeira, o contágio é feito, normalmente, por água ou alimentos contaminados. Já a segunda, por tranfusões de sangue, compartilhamento de seringas e sexo, sendo considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). A hepatite C é transmitida por meio de contato com pessoas de sangue contaminado.

De acordo com Sonia Geraldes é importante conhecer bem quais são os tipos da doença, pois o fígado é essencial para a saúde de quaquer pessoa."É um órgão tão importante quanto o coração ou os pulmões", diz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação