Cidades

Festa de Pentecostes espera 1 milhão de pessoas por dia

Celebração católica anual, realizada em Taguatinga, reúne um público cada vez maior. Grande parte dos fiéis participa das atividades para assistir à Missa de Cura, cerimônia que, ao longo dos anos, tem sido palco de milagres entre os participantes

postado em 20/05/2010 08:04
A festa de Pentecostes(1), celebração católica que marca a criação da igreja, ocorre anualmente em Taguatinga e costuma atrair uma multidão de fiéis com a promessa de milagres durante a Missa da Cura, celebrada há 11 anos pelo padre Moacir Anastácio. A edição deste ano já começou e vai até domingo (confira a programação), no Parque Leão. A expectativa dos organizadores ; membros da Paróquia São Pedro ; é de receber 1 milhão de pessoas por dia. Em 2009, mais de 750 mil passaram diariamente pelo evento, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar divulgados à época.

Padre Moacir Anastácio já presenciou a muitas curas em suas missas : Por volta de 1,7 mil voluntários vão trabalhar no local e haverá 180 banheiros químicos. O público pode contar com uma praça de alimentação. A Secretaria de Transportes vai disponibilizar ônibus e micro-ônibus extras em todo o DF e o Metrô deve funcionar até 0h, de sexta-feira a domingo, para facilitar o acesso ao Parque Leão. Uma das maiores novidades para este ano é a transmissão em tempo real, por meio da internet, da celebração, pelo site www.renascidosempentecostes.com.br.

Quem for ao evento deve levar o próprio banco para se sentar. O que chama uma quantidade tão grande de pessoas para o local é a missa do padre Moacir Anastácio (veja perfil). O religioso garante já ter visto milhares de pessoas se curarem de doenças como câncer ou cegueira durante essas celebrações. ;Tudo é uma questão de fé;, explicou.

A ideia de comemorar Pentecostes no Distrito Federal começou há 11 anos. ;Eu celebrava uma missa e ouvi uma voz me dizendo que deveria fazer uma semana inteira de louvor. E assim fiz;, relatou o padre. O ponto alto são as velas de Pentecostes. Era uma terça-feira, nove anos atrás, quando padre Moacir ouviu novamente essa voz. Ela dizia: ;Manda que esse povo traga uma vela na sexta-feira ao Pai, no sábado ao Filho e no domingo ao Espírito Santo. No momento mais difícil da vida dela, acenda que o milagre vai acontecer;.

Pentecostes começou com 3 mil adeptos e hoje já está na casa dos milhões de fiéis. A festa se tornou popular e a Igreja São Pedro ficou pequena para tantas pessoas dispostas a manifestar a fé. A festa deste ano teve início com a ascensão do Senhor aos céus, no domingo passado. O encerramento ocorre no domingo. As missas de cura não são celebradas somente quando há Pentecostes. A Igreja São Pedro, na QSD 28, em Taguatinga Sul, recebe entre 8 e 10 mil fiéis toda quarta e quinta-feira para esse encontro. ;Na semana passada, uma mãe deu o testemunho de que o filho adolescente dela estava com três tumores na cabeça. Ela acendeu a vela de Pentecostes e, quando foi ao médico, havia apenas um;, relatou Moacir.

O padre não se cansa de descrever os milagres que já viu se realizarem. ;Já vi cegos voltarem a enxergar. Uma moça sentiu um ardor enorme no rosto e, quando deu por si, estava vendo. Mas um caso especial me marcou. Há nove anos, um senhor com 70 anos veio me procurar. Ele pesava 29kg. Quando eu o vi, fiquei assombrado. Deus me revelou a doença que ele tinha, Aids. Depois da missa da cura, ele voltou para dar o testemunho completamente curado e forte. Eu ainda era um padre muito novo. Foi bom porque eu me afirmei e criei coragem para fazer esse trabalho;, lembrou. Padre Moacir diz ter o dom da revelação.

1 - Origem
O termo Pentecostes vem do grego pentekosté ; ocorre depois da Páscoa e lembra o momento em que nasceu a Igreja. A partir da ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física dele. Em cumprimento à promessa de Jesus, o espírito foi enviado sobre os apóstolos.

Perfil
Uma vida de luta
Moacir Anastácio, 48 anos, veio de Nova Russa, interior do Ceará, para Brasília, em busca de sobrevivência. À época, o rapaz de 17 anos fugia da seca e da fome no Nordeste. Nos primeiros anos, morou na rua. Depois, trabalhou em um hotel em Taguatinga. Em 12 de junho de 1983, às 15h, Moacir ; que nunca tinha pensado em ser padre ; saiu de casa para ir ao cinema. No caminho, sentiu a presença de alguém e ouviu risadas. Ao olhar para o lado, ninguém estava lá.

Quando deu por si, o rapaz estava na porta da Igreja Perpétuo Socorro, em Taguatinga Centro. Entrou e diz ter tido um encontrou forte com Deus. Ingressou em um convento franciscano, em Anápolis, em 1985. Aos 24 anos, ele ainda não havia sido alfabetizado. No seminário, teve a chance de aprender a ler e a escrever. Concluiu em três anos o primeiro e o segundo graus. Depois, deu continuidade a seus estudos no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. Com 12 anos de seminário, ordenou-se sacerdote e foi enviado para o Recanto das Emas. Lá, começou a celebrar missas de cura. Em 1995, assumiu a administração da Paróquia São Pedro, a menor paróquia do DF em limite territorial.

Programação de Pentecostes 2010
Tema: Celebrando o Congresso Eucarístico, quero viver um novo Pentecostes

Hoje
Missa de Cura e Libertação
Horário: 19h
Local: Paróquia São Pedro, QSD 28, AE.

Amanhã e sábado
Local: Parque Leão ; BR 060, Km 0, saída para Goiânia
Cenáculo com Maria: das 8h às 12h
Mil ave-marias: das 12h às 18h
Missa de cura ou libertação: 19h

Domingo
Encerramento
Louvor: 14h às 16h
Missa de cura: 16h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação