Cidades

Estudantes do CIL do Gama produzem um jornal e ganham passeio à Espanha

postado em 20/05/2010 08:08

Há cinco anos, quando começaram a estudar espanhol no Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Gama, Larissa Chrys Pereira dos Santos Pereira, 15 anos, e Bianca Aranha de Lima, 17, não imaginavam que a dedicação e o comprometimento nos estudos as levariam longe. Para o outro lado do Oceano Atlântico, mais precisamente: elas vão para Madri, na Espanha. A oportunidade da viagem internacional surgiu com o concurso promovido pelo jornal espanhol El País.

Larissa e Bianca ficaram surpresas quando souberam da notícia: trabalho bem-elaborado foi reconhecidoO projeto Prêmio Jornal El País nas Escolas foi lançado em 2007 para atender alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro. No Distrito Federal, começou em 2008 e teve como primeiro vencedor o Centro de Línguas de Sobradinho. O projeto seleciona o melhor jornal produzido em espanhol pelos alunos da rede pública. Na última edição, em 2009, a escola vencedora do DF foi o CIL do Gama. O prêmio? Duas viagens de cinco dias para a Espanha, sorteadas entre os 10 alunos da turma intermediária que produziram o jornal vencedor do projeto.

Para Larissa e Bianca, a premiação foi uma surpresa. Afinal, é a primeira vez que as estudantes viajam para o exterior. ;Fizemos o jornal para ganhar, mas, no fundo, não esperávamos que seríamos sorteadas;, conta Larissa. Tímidas, as duas garantem que não foi fácil vencer a vergonha e encarar os desafios de repórter. ;No dia em que a Larissa tinha de fazer a entrevista com os jogadores de basquete da Universal, ela cambaleou. Disse que não queria mais ir;, conta Priscila Patrícia, coordenadora do curso de espanhol. Com o apoio da mãe e dos professores, a jovem driblou a timidez e cobriu o jogo oficial ao lado de jornalistas profissionais de grandes veículos locais.

Sebastiana Pereira, mãe de Larissa, não esconde o orgulho que sente de sua única filha: ;Eu fiquei muito feliz, porque seria difícil ela viajar para o exterior. Imagina só, nós dependemos do Bolsa Família para completar nossa renda. Os únicos lugares que conhecemos são Unaí e Paracatu (MG);. Sebastiana trabalha como empregada doméstica e conta que a filha é sua grande motivadora. ;Eu parei de estudar no 2; ano do ensino médio. A Larissa tem me incentivado a continuar. Antes, eu ensinava as coisas para ela; agora, é ela que me ensina;, conta. Ao ver o bom desempenho da filha, Sebastiana ficou também interessada em estudar espanhol. E já pensa em se matricular no Ensino para Jovens e Adultos (EJA) para poder ingressar no Centro de Línguas.

A preparação
Para elaborar o jornal, de oito páginas, cerca de 70 estudantes de espanhol do CIL trabalharam durante um ano com edições El País, utilizadas em sala de aula como instrumento pedagógico para aprendizado e fixação do idioma. Os professores também contaram com um material de apoio pedagógico preparado pela produção do concurso. A tarefa não foi fácil, pois, juntos, alunos e professores tiveram de aprender como deve ser uma notícia, como escolher pautas, pesquisar e elaborar manchetes. ;Para nós, foi muito difícil, porque não temos formação de jornalista. Não sabíamos nem o que era um editorial. Além de preparar as aulas, tivemos que pesquisar vários assuntos do universo da notícia;, conta Marisa do Carmo, professora que coordenou a montagem do jornal. O tabloide vencedor traz, além de entretenimento, notícias sobre temas educacionais, culturais e esportivos.

As professoras responsáveis pelo projeto explicam que as grandes notícias nacionais foram reduzidas para privilegiar as pautas locais. A ideia era que os alunos pudessem apurar os dados pessoalmente. Exatamente com o intuito de aproximar as notícias ao dia a dia dos estudante, Cibele Almeida, vice-diretora do CIL do Gama, conta que, desde o início, os alunos definiram que a IX Semana Hispânica seria a matéria de capa. O evento busca a cultura dos vários países de língua espanhola.

Todo o esforço certamente valeu a pena. Bianca e Larissa embarcam em julho para Madri, em pleno verão europeu. Animada, Bianca acredita que a experiência vai ajudá-la muito a progredir no espanhol. A viagem terá todas as despesas pagas e inclui visitas aos principais pontos turísticos da cidade e também à redação do jornal El País. Durante todo o período, as jovens serão acompanhadas por uma agência de viagem. O representante do escritório do periódico espanhol em São Paulo também garante que elas contarão com todo o apoio necessário do jornal, inclusive em casos de emergência.

Idiomas
A princípio, os pais se assustaram ao saber que nenhum professor estaria junto na empreitada. ;Eu não fiquei muito satisfeita, mas sei que não posso atrapalhar o sonho dela só porque não vai ter um adulto conhecido. Só que os professores também tinham que ser beneficiados. Sem eles, o jornal não seria possível;, argumenta Sebastiana.

A maioria dos professores do CIL nunca saiu do Brasil. Muitos são ex-alunos da instituição e, hoje, exercem a profissão no lugar onde iniciaram os estudos. ;Eu sempre falo para os meus alunos que a vida toda estudei em escola pública. Fui também aluna do CIL e hoje sou professora;, diz Marisa do Carmo. A professora acredita que contar aos alunos um pouco de sua trajetória é uma forma de incentivá -los nos estudos e mostrar a importância do conhecimento de uma outra língua.

No CIL do Gama, o curso de inglês ainda é o mais disputado entre os jovens. Larissa conta que, quando tentou a vaga no Centro, sua prioridade era o inglês. ;Era o meu grande sonho. Chorei quando não consegui. Só tinha vaga para francês e espanhol.; Hoje, ela não se arrepende da escolha pelo espanhol. A mãezona também aprova a decisão. ;Foi bom esse estudo, porque antes a Larissa achava que a avó dela falava errado. Hoje ela entende que quando a avó fala ;donde;, na verdade, ela tá falando é em outra língua;, brinca Sebastiana.

Já no caso de Bianca, o curso de inglês era um desejo de sua mãe. A vice-diretora garante que o perfil na escola tem mudado e a procura pelo espanhol tem sido cada vez maior. Hoje são cinco turmas, totalizando 1.400 alunos da língua hispânica no centro do Gama.

O número
1.400
Número de alunos atualmente matriculados no curso de espanhol do CIL

Confira o jornal feito pelos estudantes do CILG:

http://noticiasdarede.se.df.gov.br/wp-content/uploads/2010/05/19-5-EL_PAIS_FINAL3.pdf

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação