Cidades

Semestre na UnB vai até 4 de setembro

postado em 21/05/2010 08:13
Por 21 votos a favor, oito contra e três abstenções, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB aprovou na tarde de ontem o novo calendário acadêmico 2010. Foram cerca de quatro horas de discussão, com embate entre estudantes favoráveis e professores contrários à suspensão do calendário. As datas tiveram que ser redefinidas por conta da greve dos professores, que durou quase dois meses. Com as novas definições, o início do primeiro semestre letivo ficou marcado para 11 de maio, dia seguinte à assembleia dos docentes que decidiu pelo fim da paralisação. O último dia de aulas está previsto para 4 de setembro. E o prazo para entrega da menção final vai até 10 de setembro.

Entre um semestre e outro, os estudantes terão 25 dias de férias. As aulas do segundo período começam em 27 de setembro e vão até 18 de dezembro, com pausa para o recesso de Natal e ano novo, de 20 de dezembro a 2 de janeiro. As atividades serão retomadas em 3 de janeiro e finalizam em 8 de fevereiro do ano que vem (veja quadro com as datas). Dessa forma, não haverá aulas de verão. Durante a reunião, que durou quase quatro horas, também foram aprovadas algumas medidas compensatórias para amenizar o prejuízo da greve aos estudantes. As faltas obtidas até agora serão abonadas. Os alunos poderão pedir a retirada e a inclusão de disciplinas, além de poderem obter o trancamento geral de matrículas, desde que justificado até 2 de junho.

O conselho também aprovou a criação da Comissão de Supervisão da Qualidade do Ensino, formada por três professores e três estudantes, com o objetivo de fiscalizar o respeito ao novo calendário acadêmico, tratar as consequências da greve e receber reclamações sobre o funcionamento da universidade. O Cepe votou ainda pela manutenção do pagamento de bolsas de permanência, atrasado pela greve dos funcionários. ;A universidade não pode viver numa incerteza;, defendeu a decana de graduação da UnB, Márcia Abrahão. ;Constatamos que há aulas em toda a universidade e é obrigação do Cepe fornecer um calendário, apesar de estarmos em um momento difícil para manter as atividades sem os técnicos.;

No início da reunião do Cepe, técnicos-administrativos e representantes sindicais foram ao Salão de Atos com bandeiras da greve e pediram que a decisão do calendário fosse adiada até a próxima semana, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) deve dar um retorno sobre a liminar que pede a manutenção da URP nos salários da categoria. ;Neste momento da greve, a aprovação do calendário desvaloriza nosso movimento e prejudica os alunos de baixa renda;, avalia Antônio César Guedes, coordenador-geral do Sindicato dos Técnicos-administrativos da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub). A ideia agora é paralisar ainda mais as atividades, a começar pela Secretaria de Recursos Humanos, que fará apenas a homologação da folha de pagamento.


Novas datas

Confira as datas do novo calendário acadêmico 2010

1; semestre
Aulas: 11/05 a 4/09
Feriado: 3/06 (Corpus Christi)
Prazo para menção final: 10/09

2; semestre
Aulas: 27/09/2010 a 18/12/2010 e de 3/01/2011 a 8/02/2011
Feriados: 2/11 (Finados) e 15/11 (Proclamação da República)
Semana universitária: 22 a 27/11/2010
Recesso: 20/12/2010 a 2/01/2001
Prazo para menção final: 11/02/2011

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação