postado em 21/05/2010 12:32
Promotores assinam, nesta sexta-feira (21/5), o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do projeto-piloto "Escola: tô dentro". A solenidade será realizada na sede da Promotoria da Infância em Ceilândia, às 15h. O projeto tem o objetivo de incrementar o acesso, a permanência e o desempenho satisfatório dos adolescentes em cumprimento de liberdade assistida na rede público de ensino da Ceilândia. De acordo com o promotor de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, Anderson Pereira de Andrade, Ceilândia foi escolhida para iniciar o projeto por ser o local do DF onde há mais jovens em liberdade assistida: 400 adolescentes. No entanto, pretende-se, futuramente, estender a ação para as outras regiões.
A expectativa do projeto-piloto é conseguir a inclusão de 100% dos adolescentes em liberdade assistida na escola. Atualmente, apenas 20% deles frequentam o ambiente escolar. ;Queremos deixar as escolas fortalecidas para que possam receber o adolescente e promover a permanência dele dentro do ambiente, sem rejeição;, explica Andrade.
O documento será firmado por representantes das Promotorias de Justiça da Infância e de Ceilândia, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Estado de Educação, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e dos Conselhos Tutelares de Ceilândia Norte e Sul, que buscam um atendimento integral a esses jovens.
Para o promotor, é importante facilitar a ação e desburocratização entre esses órgãos e as escolas, para fortalecer a atuação. O Termo vigorará pelo prazo de um ano, podendo ser alterado, prorrogado, bem como rescindido, de comum acordo entre os cooperados.