Cidades

Idosos comemoraram o Dia Mundial do Abraço na rodoviária nesta manhã

postado em 22/05/2010 16:21
Em comemoração ao Dia Mundial do Abraço, celebrado neste 22 de maio, cerca de 300 idosos do Programa de Capoterapia de Brasilia distribuíram milhares de abraços e sorrisos na entrada do metrô e na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto na manhã deste sábado. É o terceiro ano que o grupo aproveita a data para tornar o dia dos passageiros mais feliz.O evento faz parte do projeto Arte nos trilhos, do Dança no Cinquentenário, com apoio do Metrô-DF e patrocínio da Petrobras.

A meta era que cada idoso repetisse o gesto 100 vezes, num total de 30 mil abraços. Segundo o coordenador nacional do Programa de Capoterapia, mestre Gilvan Alves de Andrade, a meta foi superada. ;Pela contagem individual, a gente conseguiu muito mais;, comemora. Membro do grupo desde que foi criado há 12 anos, a aposentada Maria Edinar Modesto, 83 anos, adorou a experiência. "Raras pessoas se afastavam, mas a maioria agradecia os nossos abraços. Teve um moço que até me levantou", conta, aos risos.

"Nossa intenção é estimular as pessoas para que elas esfriem a cabeçam e vivam com menos sofrimento", explica o aposentado Luiz Coimbra, 71 anos. E foi justamento isso que sentiu o autônomo José Reinaldo Alves, 27, ao ser abraçado pelos idosos. "Me senti privilegiado, é um prazer. Seria bom se fizessem isso todos os fins de semana."

O que é a capoterapia


Criada pelo mestre Gilvan em Brasília no ano de 1998, a capoterapia é uma forma de terapia para idosos por meio da capoeira. Com movimentos leves e lúdicos, a prática visa tornar a atividade física mais prazerosa com todos cantando cantigas de roda ao som do berimbau. A ideia tornou-se programa nacional e atende mais de 20 mil idosos em 160 municípios.

Capacitação

Na última semana de junho, haverá um curso de formação em capoterapia com 500 vagas para multiplicadores. Informações pelo telefone (61) 3475-2511 ou pelo site .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação