postado em 23/05/2010 06:51
Cerca de um milhão de pessoas reuniram-se neste sábado (22/5), em Taguatinga, para a Festa de Pentecostes. Entre rezas, terços e shows de bandas católicas, eles celebram o marco do início da igreja cristã. A festa em Brasília acontece no Parque Leão, situado no Km 0 da BR-060. As centenas de fiéis começaram a chegar por volta das 14h. Cada um com seu banquinho ou cadeira, para a Missa da Libertação, celebrada pelo padre Moacir, ponto alto do penúltimo dia da comemoração.No palco instalado no local, várias pessoas deram seu testemunho das graças alcançadas, como a recuperação da saúde, a cura de doenças e a libertação de dos mais diferentes tipos de problemas e aflições. Na sexta-feira, entre os devotos estavam o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, que participou da primeira Missa da Cura, uma das celebrações mais aguardadas pelos católicos.
Neste domingo, às 16h, a última Missa da Cura (1)vai encerrar a programação. Durante a celebração acontecem os momentos mais emocionantes da festa. Alguns fiéis que já foram abençoados com o poder da cura pela fé dão testemunhos. O objetivo é animar os familiares de vítimas de doenças cruéis e propagar o poder de Pentecostes. Este ano, a organização, que conta com membros da Paróquia São Pedro, espera 1,2 milhão de fiéis de todas as regiões do país.
Outra tradição da festa é a vigília com velas de Pentecostes (2)no Parque Leão. Os fiéis levam velas e cantam rezas como parte da celebração. Na sexta-feira, eles acenderam as velas brancas em homenagem ao Pai. Ontem, o Filho foi celebrado e, hoje, todos estarão comemorando o Espírito Santo, o protagonista do fim de semana santo. Os fiéis devem levar de casa as velas para se juntar aos outros peregrinos que rezam no local.
A recepcionista Maria Filomena Ribeiro, 45 anos, moradora de Vicente Pires, há 10 anos frequenta aFesta de Pentecostes. Desde que começou a ir ao evento, ela se casou, arrumou um emprego e comprou a casa própria. ;Este ano eu só vim para agradecer todas as graças que Deus me deu nesses últimos anos;, contou emocionada. Ele levou a filha Sarah, 9 anos, ;para aprender que sem Deus as pessoas não são nada;.
Organização
O número grande de católicos reunidos exigiu uma enorme organização. São 1,7 mil voluntários das igrejas vizinhas para colocar o evento de pé e para garantir que ele ocorra sem problemas. Além disso, foram espalhados 180 banheiros químicos e uma praça de alimentação foi montada para atender a demanda. A Secretaria de Transportes colocou ônibus e micro-ônibus extras à disposição das pessoas. O metrô deve funcionar até 0h no domingo. Para aqueles, entretanto, que não conseguirem se deslocar até Taguatinga o evento está sendo transmitindo, pela primeira vez, ao vivo pelo site
O anfitrião da comemoração é o padre Moacir. Ele deu início à festa 11 anos atrás em Taguatinga após receber um chamado de Deus. No início, era realizada na Igreja São Pedro com 3 mil fiéis. Ao longo dos anos o local ficou muito pequeno para receber os peregrinos que atualmente chegam ao espantoso número de 2 milhões. Este ano os organizadores esperam superar as expectativas e conseguir trazer ao Parque do Leão mais de 2,4 milhões de fiéis nos três dias de comemoração.
1 - Benção
Quem não pode comparecer à festa nesse domingo pode receber a benção durante a semana. Toda quarta-feira e quinta-feira o Padre Moacir celebra a Missa da Cura na Igreja de São Pedro, na QSD 28, Taguatinga Sul. Eles recebem entre 8 mil e 10 mil fiéis por dia.
2 - O início
O primeiro Pentecostes aconteceu 50 dias após depois da morte de Jesus, quando o Espírito Santo desceu em Jerusalém. Todos começaram a falar em línguas desconhecidas que emitiam mensagens do Espírito Santo. Naquele dia, muitos se converteram ao cristianismo, aumentando o número de seguidores de Jesus Cristo.
HOJE
Encerramento
Local: Parque Leão ; BR-060, Km 0
Louvor: 14h às 16h
Missa de Cura: 16h