Cidades

Torre digital, na região do Grande Colorado, deve ficar pronta em cinco meses

Guilherme Goulart
postado em 23/05/2010 08:28

Enxerga-se ao longe. Do Lago Sul ou do Lago Norte, até de pontos altos e distantes do Plano Piloto, o mais novo monumento da capital do país ganha a cada dia forma e contornos definidos. A Torre de Televisão Digital, estrutura moderna idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e batizada de Flor do Cerrado, se revela ao brasiliense a partir da região do Grande Colorado, nas proximidades de Sobradinho. A construção de R$ 68 milhões avança sobre o céu candango desde 15 de junho de 2009. A previsão é de que esteja concluída até o fim do ano.

O Correio visitou as obras na última quarta-feira. Encontrou uma estrutura em desenvolvimento, que, depois de pronta, ficará responsável pela transmissão de sinais digitais para o Distrito Federal. Os 320 operários envolvidos no trabalho se aproximam dos 120m previstos para a coluna de concreto ; a altura total será de 183m, por causa de uma torre metálica. O topo terá formato de cálice e será usado como mirante. As duas partes laterais, que lembram pétalas, são agora perceptíveis a quilômetros de distância. Uma delas abrigará um restaurante. A outra, um espaço cultural (leia arte).

Curvas de concreto
As estruturas adjacentes, aliás, surgem como o maior desafio para os engenheiros à frente do futuro monumento. Marcelo Galimbert, engenheiro-fiscal da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), e Daclimar Castro, chefe do Departamento de Edificações da Novacap, concordam quanto à complexidade para torná-las possíveis. ;A dificuldade fica por conta das curvas de concreto que sustentam cada base das pétalas. Por conta disso, não conseguimos aproveitar cada fôrma usada. A cada avanço, precisamos usar outra fôrma e assim por diante;, explicou Galimbert.

A atual estimativa é de que a Flor do Cerrado seja entregue à população em 31 de outubro ; a previsão inicial era de inauguração em 21 de abril, quando se comemorou o cinquentenário de Brasília. Com a evolução hoje dentro do planejado, a tendência é de que a Torre Digital (1)tenha utilidade além da tecnológica. O investimento fará com que surja também como alternativa de turismo. Estará, por exemplo, a quase 400m acima do nível do Lago Paranoá, o que tornará a vista do novo mirante como uma das mais privilegiadas da capital federal.

1 - Tecnologia
A tecnologia melhora a qualidade do som e da imagem da TV. Além disso, a emissora de televisão tem chance de oferecer mais opções de canais e explorar a interatividade com o telespectador. Graças à localização privilegiada da Torre de TV Digital, os canais de comunicação poderão alcançar a casa de todos as moradias do DF com decodificador acoplado à TV. Algumas emissoras em Brasília estão preparadas para o sinal digital. Entre elas, Globo, TV Brasil e Record.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação