Cidades

Jogos reúnem no DF 2 mil estudantes de escolas técnicas federais

postado em 23/05/2010 19:38
De hoje (23) até sábado (29), cerca de 2 mil estudantes participam dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF 2010). A abertura do evento foi neste domingo, no Ginásio do Cruzeiro. Segundo a coordenadora do evento, Sandra Branchine, é a primeira vez que os jogos têm participação de estudantes de todos os 25 estados em que há institutos de tecnologia, além do Distrito Federal.

;Antes os jogos eram regionais, e o Norte e o Nordeste tinham mais tradição. O JIF tem muita importância para eles [estudantes], porque é uma oportunidade de competir com atletas de outros lugares;, explica Sandra.

As competições começam amanhã (24) em 11 modalidades: vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, futsal, futebol de campo, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez e judô. Sandra acredita que, além de cumprirem a função educacional e de formação para o mercado de trabalho, os institutos têm vocação para o esporte.

;Nós temos a estrutura para formar os atletas de base;, defende. Os jogos são promovidos pelo Ministério da Educação, pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), pelo governo do Distrito Federal e pelo Ministério do Esporte.

A tabela completa dos jogos está disponível no site da competição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação