Cidades

Festa de Pentecostes encerra com público recorde

De acordo com os organizadores, chegou a 2,4 milhões o número de fiéis que transitou no Parque Leão, em Taguatinga, na última semana

postado em 24/05/2010 08:09
Durante uma semana, a 11; Festa de Pentecostes em Taguatinga atraiu 2,4 milhões de católicos de Brasília e de outras regiões do país. Foi um recorde de público que superou as expectativas dos organizadores, que esperavam um total de 2 milhões de fiéis. Ontem, no encerramento da comemoração, com a esperada Missa de Cura, às 16h, celebrada pelo padre Moacir, 800 mil católicos passaram pelo Parque Leão, que se revelou pequeno

Entre rezas e celebrações, o palco montado no parque foi um espaço para apresentação de bandas católicasOs fiéis começaram a chegar por volta das 14h com cadeiras e bancos para rezarem. Enquanto a missa não começava, bandas católicas puxavam cantos de louvor e os fiéis rezaram o terço da misericórdia. Durante o culto, alguns fiéis subiam ao palco para fazer depoimentos de pessoas que receberam a cura de doenças graves como câncer e cegueira. Outras tantas esperavam por meio da reza receber a mesma graça.

O evento começou no dia 16 e terminou ontem. Nos cinco primeiro dias, as atividades ficaram concentradas na Paróquia de São Pedro em Taguatinga Sul. Missas e rezas eram ministradas das 8h às 19h. Depois a festa se mudou para o Parque do Leão, na BR 060. Por lá foram celebradas as Missas de Cura e a de Libertação ; que foi o destaque do evento no sábado. Este ano, o tema celebrado no Congresso Eucarístico foi: Quero viver um novo pentecostes.

Uma das tradições mais emocionantes do evento é o momento em que os fiéis têm as suas velas de pentecostes consagradas. Todos os anos eles levam de casa para serem abeçoadas pelo Padre Moacir. Na sexta-feira, as velas brancas são consagradas em nome do Pai, no sábado em nome do Filho e no domingo em nome do Espírito Santo, o protagonista do fim de semana santo. Posteriormente, as famílias levam as velas para casa e fazem pedidos à Santíssima Trindade quando lhes é preciso.

A diferença este ano ficou por conta da digitalização da festa. O site Renascidos em Pentecostes (www.renascidosempentecostes.com.br) atualizou em tempo real os acontecimentos da semana sacra. Quem não pôde comparecer a festa viu ao vivo, pois o site transmitiu as missas do padre Moacir. Ao todo, 352 rádios espalhadas pelo Brasil, Japão, Inglaterra e Estados Unidos garantiram a cobertura do evento.

Este ano, o evento recebeu dinheiro federal, por meio de emenda apresentada pelo senador Ademir Santana. Contou também com a ajuda voluntária de 1,7 mil párocos da Igreja de São Pedro para organizar e conduzir o evento. A Secretaria de Transportes garantiu ônibus extras. O metrô funcionou até a meia-noite de ontem.

O número
800 mil

Total de fiéis que participaram ontem do encerramento das celebrações de Pentecostes


Reconhecimento
A cada dois meses, o Diários Associados presta uma homenagem aos jornalistas e fotógrafos do Correio Braziliense que se destacaram no período. Semana passada aconteceu mais uma premiação interna. As jornalistas Ana Maria Campos e Lilian Tahan foram reconhecidas pelo trabalho que conduziram durante fevereiro sobre o escândalo da Caixa de Pandora ; investigação que levou o então governador José Roberto Arruda à prisão. Na categoria fotografia, o premiado foi Daniel Ferreira, com foto de um segurança de Arruda oferecendo uma cadeira para o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima, à época governador em exercício, sentar-se.

Em março, as jornalistas Lilian Tahan e Nahima Maciel foram as vencedoras. A dupla denunciou a deputada distrital Eurides Brito por nos últimos três anos ter destinado R$ 10,5 milhões, com emendas parlamentares, à Associação Pró-Amigos da Orquestra Sinfônica da capital que tinha como maestro o seu genro Ira Levin. A imagem premiada de março foi a do fotógrafo Edilson Rodrigues. Ele fez um retrato do ministro Marco Aurélio observando Nélio Machado, advogado de defesa do então governador afastado José Roberto Arruda, de braços abertos. A premiação foi entregue pelo diretor de Redação do Correio, Josemar Gimenez, e pela editora-chefe, Ana Dubeux.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação