Cidades

Cresce a procura por teleatendimento para quem precisa desabafar e ouvir conselhos

Em todos, o fundamento é o da fé, importante não só para os voluntários, mas para todo mundo que busca ajuda

postado em 25/05/2010 07:52
O pastor Mauro Cézar é um dos voluntários: A vida da fisioterapeuta Lilian Aparecida Santos, 30 anos, sempre foi bastante tranquila. Tinha emprego, moradia, família e um namorado, com quem conviveu por nove anos antes de realizar o sonho de se casar. Em 2006, o matrimônio se consumou e tudo parecia estar certo, até o dia em que acabou.

Desesperada, em frente a uma pilha de remédios e à beira da loucura, Lilian encontrou o número do disque-oração de uma igreja em Samambaia e decidiu ligar. Do outro lado, a voz serena e as palavras de fé trouxeram-lhe esperança. Levantou a cabeça, firmou-se na fé, passou em um concurso e voltou a sorrir.

O líder da Comunidade Evangélica Encontro com a Vida, pastor Mauro Cézar, diz receber cerca de 30 ligações por dia. ;Muitos lares são restaurados através do nosso serviço. Pessoas à beira do suicídio, maridos que pegaram esposas no ato da traição, jovens envolvidos com drogas, criminosos arrependidos e outros;, conta. Pelo celular, ele ouve, faz orações, dá conselhos e se dispõe a ajudar.

Segundo o pastor, a oração já realizou milagres e curas de problemas severos em sua igreja. ;Aqui, já vi paralíticos voltarem a andar. Tudo ação do Senhor. Costumo dizer: pau que nasce torto não morre torto. Pau que nasce torto, Jesus endireita.; Mauro Cézar tem cerca de 100 fiéis em sua igreja e cinco pessoas ajudando-o com as ligações.

Assim como a Comunidade Encontro com a Vida, vários outros centros religiosos do DF oferecem o atendimento por telefone. A Igreja Fonte da Vida, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), tem uma estrutura que funciona 24 horas por dia. Durante o dia, atendem os pastores da sede. À noite, existe uma central em Goiânia, formada por voluntários que ficam à disposição. O bispo Paulo Sérgio, 48 anos, conta que em algumas semanas chegam a contabilizar mais de 100 ligações.

Em Taguatinga, a Igreja Casa da Bênção mantém a torre de oração, local onde pastores oram 24 horas por dia para as ligações que recebem no Telebênção. O serviço já tem mais de 20 anos e conta, em média, com oito pastores durante o dia e quatro durante a noite. Eles recebem treinamento específico para atender às mais diversas situações. ;Devemos manter uma discrição e o sigilo da ligação;, lembra o pastor Adílson Cavalcante, que atua no serviço. Segundo ele, o Telebênção é um sucesso por conta da divulgação feita no programa de televisão da igreja ; chega a receber 30 telefonemas durante o dia e, nos fins de semana, até 150.

Católicos
Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da 906 Sul, o serviço de Pronto-Socorro Espiritual (Prose) já funciona há cerca de 30 anos. Entre as atividades do grupo estão o atendimento e o aconselhamento espiritual por telefone. São professores, psicólogos, donas de casa e todo tipo de voluntários se revezando de duas em duas horas.

Lia Horta, 75 anos, uma das fundadoras do Prose, conta que costuma receber uma média de 10 ligações por dia. Segundo ela, as mais frequentes são para curas de dependentes químicos. ;As drogas atingem todas as classes de Brasília e as pessoas sofrem muito com isso. Levamos a pessoa a olhar para dentro de si e mudar de ideia. Nosso atendimento é todo baseado na Bíblia.;

Já a Rádio Nova Aliança disponibiliza também um número para orações, mas para pedidos mais urgentes ; o SOS Oração, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma média de 20 ligações por dia. A atendente Elma Maria de Andrade, 45 anos, afirma que os telefonemas são mais breves porque a demanda é muito grande. ;Os problemas mais sérios permanecem em oração por mais tempo;, explica ela, voluntária há 10 anos no SOS Oração.

Na internet
Além de usarem o telefone como instrumento de ajuda espiritual, as igrejas investem na internet para levar a palavra de Deus. Os portais trazem números de disque-oração, depoimentos de fiéis, notícias, fotos, vídeos, mensagens de paz, agendas de atividades e outros recursos. É cada vez mais comum encontrar também um espaço para envio de pedidos de oração. Basta escrever seu problema ou a graça que deseja alcançar: voluntários estarão disponíveis para interceder.

O site unidosnafe.com.br contém vídeos de cultos, músicas e depoimentos. No espaço de comentários da seção Telessocorro, internautas pedem ajuda de todo tipo.A Igreja Casa da Bênção também disponibiliza um espaço para pedidos de oração. Basta preencher os campos com nome, e-mail e estado e escrever o que precisa. Assim como no Telebênção, os pastores levam os pedidos para a torre de oração e intercedem para que as graças aconteçam. O portal conta com seções com a história da igreja, os horários dos cultos, conteúdo multimídia, vídeos e notícias.

O número
60 mil -
Número de acessos contabilizados, em abril, pela Catedral da Bênção


Os telefones
9954-4968: Pastor Mauro Cézar, Comunidade Evangélica Encontro com a Vida
3240-4900: Disque-oração ; Igreja Fonte da Vida
3451-7200: Telebênção ; Igreja Casa da Bênção
2103-0702 / 2103-0703: SOS Oração ; Rádio Nova Aliança
3244-0672: Pronto Socorro Espiritual ; Igreja Nossa Senhora de Fátima

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação