postado em 25/05/2010 07:58
O comércio varejista do Distrito Federal comemora as vendas do mês de abril. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) aponta um crescimento de 3,16% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2009, abril havia apresentado redução de 2,49%. Neste ano, os segmentos de calçados e de informática foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do setor, com altas de 7,13% e 3,73%, respectivamente. Já as revendedoras de automóveis apresentaram um maior recuo, com queda de 13,56% nas vendas. Em março, o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) afastou os clientes das concessionárias. As papelarias também registraram redução, com baixa de 12,96%. No entanto, o varejo do DF apresentou queda de 5,23% em seu faturamento de abril, na comparação do março.;Quando comparamos o número de vendas com o nível de emprego, vemos que os dados deste mês de abril são de crescimento. Não importa que segmento apresentou baixa e outro alta, o que é importante é o crescimento global;, analisa o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. De acordo com a pesquisa, a oferta de empregos nas lojas do DF registrou em abril alta de 3,62% em relação a março. Em comparação ao mesmo período de 2009, o índice é ainda maior: 4,53%.
Assim como em abril de 2009, o consumidor preferiu pagar suas compras à vista. A forma de pagamento é a escolhida por 67,27% das pessoas, conforme mostra a sondagem realizada pelo Fecomércio com 401 empresários do DF. A pesquisa é realizada com apoio do Sebrae-DF. O levantamento é uma avaliação conjuntural das variações sofridas pelo desempenho de vendas, nível de emprego e formas de pagamento.
Alta constante
Em abril, em uma das maiores lojas de calçados do Conjunto Nacional foram vendidos aproximadamente 19 mil pares de sapatos. ;Em relação ao ano passado, acredito que as vendas cresceram em torno de 10%;, comemora Cléber Rodrigues, um dos gerentes do estabelecimento. Para ele, em abril do ano passado ainda havia ;um resquício de crise na cabeça do consumidor;. No entanto, em 2010 as coisas já começaram diferentes. ;Desde o início do ano as vendas mostraram bom desempenho. Com isso, vimos a necessidade de investir mais nos produtos. Em março, começamos a reforçar o nosso estoque, apostar em novos produtos;, explica Rodrigues.
Arranjo que tem dado resultado. O mês de maio ainda nem acabou e as vendas já alcançaram a marca de 25 mil pares. ;Estamos em constante comemoração. No mês de junho, como tem o Dia dos Namorados, certamente vamos bater um novo recorde de vendas;, acredita. De acordo com o outro gerente da loja Sérgio Marques, é principalmente o público feminino que tem alavancado as vendas. ;Mais de 70% da nossa clientela é formada por mulheres.;
Desempenho
Veja abaixo os principais dados sobre o comportamento das vendas no comércio varejista do DF em abril
Segmentos que mais cresceram
Calçados 7,13%
Informática 3,73%
Segmentos que mais perderam
Revendedoras de veículos -13,56%
Papelarias -12,96%
Formas de pagamento
À vista (dinheiro ou cheque) 67,27%
À prazo (cheque pré-datado, carnês e boletos) 14,21%
Cartão de crédito 11,32%
Cartão de débito 6,09%.
Emprego
Crescimento de 4,53% nas vagas no setor
Fonte: Fecomércio-DF