postado em 25/05/2010 08:05
![Divana Lopes fez depilação com cera indolor: ela serviu de cobaia da nova técnica para a filha, que é depiladora](https://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2010/05/25/194222/20100525081301219444o.jpg)
Dados da Secretaria de Trabalho revelam que o mercado de beleza do Brasil aumentou 159% em 10 anos e está entre as três indústrias que mais crescem nacionalmente. Somente na capital federal, são 23 mil profissionais e 8 mil estabelecimentos. O tamanho desse mercado faz com que seja uma das áreas que mais cria empregos e renda. Em Brasília, entretanto, esse mercado está comprometido. Há uma demanda que não vem sendo atendida. Faltam espaços para que os empresários possam negociar com marcas importantes.
A ausência de cursos especializados provocou uma retração na oferta de profissionais para o mercado. A maioria dos cursos de capacitação em beleza são realizados longe da capital. A partir daí, surgiu a iniciativa de unir toda a cadeia produtiva da beleza em um único espaço. ;Brasília não podia ficar fora desse crescimento. Essa feira é muito importante para a consolidação desse mercado, que garante empregos e renda;, explicou o subsecretário de Ocupação e Renda do DF, Valteni de Souza.
Nos três dias de evento, serão oferecidos workshops gratuitos que ensinam aos cabeleireiros as últimas técnicas de embelezamento. Todas as áreas terão espaço: mãos, pé, cabelo, depilação, estética e maquiagem. A ideia é capacitar 2,4 mil pessoas para entrar no mercado de trabalho. Os tratamentos novos em destaque são as unhas decorativas, técnicas de
![Ana Carolina Feitosa:](https://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2010/05/25/194222/20100525081300901989o.jpg)
Empreendedorismo
Maria Nunes Sá, 36 anos, mora na Cidade Ocidental e estuda para ser cabelereira no Senac. Ela estava maravilhada ontem no evento. ;Como sou ousada e muito segura de mim, já chego perguntando para os cabelereiros mais famosos quem eles são;, diverte-se. Ela aproveitou o evento para encontrar possíveis empregadores quando se formar, daqui um mês. ;Desde que me casei pela segunda vez, no fim do ano passado, busco me profissionalizar e ter experiência. A feira está servindo para expandir esses meus estudos;, explicou.
Além de fornecer esse espaço de troca de experiências entre os estudantes e profissionais, o Hair Brasília procura criar uma consciência empreendedora nos cabeleireiros. Pois um dos principais problemas da categoria é o número alto de lojas que vão à falência. Para criar profissionais com estabelecimentos sólidos, o Sebrae ministra palestras sobre micronegócios, atendimento ao cliente e gestão.
Algumas marcas de cosméticos vieram de São Paulo, Goiânia e Curitiba para conseguir novos representantes de vendas dos seus produtos em Brasília. Durante o evento, eles demonstram como usar as novidades da indústria dos cosméticos. Em um estande que promovia uma marca goiana, a jovem Ana Carolina Feitosa, 16 anos, aproveitou para fazer um corte e uma escova no cabelo. ;Vim com minha mãe e duas primas e ficamos ontem (domingo) e hoje (ontem) o dia todo. Acho uma delícia;, disse ela.
Inspiração
Já a depiladora Cibele Lopes, 30 anos, foi ao evento para trabalhar. Na manhã de ontem, ela assistiu a um workshop que já lhe deu algumas inspirações. ;Sempre trabalhei com linhas para depilar, mas achei uma ideia excelente a da cera indolor.;Entusiasmada, ela levou a mãe, Divana Lopes, 51 anos, para testar o produto e ver se realmente funcionava. ;Eu vim de Goiânia só para passar o fim de semana, mas acabei ficando para a feira e para servir de cobaia para a minha filha;, brincou Divana, com o rosto coberto pela massa cor-de-rosa.
Entre cores de esmaltes novas e produtos de hidratação, a tecnologia mais disputada era a badalada escova inteligente sem formol. Ela vem para substituir todos os alisamentos capilares com o tóxico que causaram polêmica nos últimos cinco anos.
Outro objetivo importante da feira é organizar a categoria. Para isso, foram abertas mesas de debates para discutir a regulamentação da profissão e a implementação de cursos superiores que ainda não existem na cidade. A cabeleireira e manicure Michele Silva, 26 anos, está há 10 anos no mercado da beleza e acha importante a iniciativa. Ela é funcionária de um salão em Santa Maria, onde mora, e foi ao 1; Hair Brasília para se aperfeiçoar na profissão e fazer cursos de reciclagem. Tudo para se tornar uma profissional melhor. Lá, entretanto, viu tantas oportunidades de negócio que se animou para empreender em um salão próprio. ;A feira foi importante para me mostrar que tenho condições e espaço para abrir o meu próprio negócio futuramente;, contou.
O número
Resultados
2.400 - Pessoas serão capacitadas para entrar no mercado de trabalho
O número
15 mil - Visitantes devem passar pela feira, segundo os organizadores