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Brasília sedia até esta terça evento para cabeleireiros, manicures e esteticistas

São 23 mil profissionais em atividade nos cerca de 8 mil estabelecimentos do ramo existentes em todo o Distrito Federal

postado em 25/05/2010 08:05
Divana Lopes fez depilação com cera indolor: ela serviu de cobaia da nova técnica para a filha, que é depiladoraDesde domingo (23/5), o Centro de Convenções está um pouco mais charmoso. Até hoje, a cidade sedia o 1; Hair Brasília, feira que promete movimentar anualmente o mercado de beleza da capital. Expositores, profissionais e empresários dividem o mesmo espaço para negociar, trocar experiências e fechar negócios. O projeto foi uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, por meio da Subsecretaria de Ocupação e Renda, que percebeu o desamparo de cabeleireiros e manicures de Brasília. O objetivo é criar oportunidades de negócios e investimentos, além de formalizar os profissionais autônomos. A expectativa dos organizadores é atrair 15 mil pessoas nos três dias de encontro.

Dados da Secretaria de Trabalho revelam que o mercado de beleza do Brasil aumentou 159% em 10 anos e está entre as três indústrias que mais crescem nacionalmente. Somente na capital federal, são 23 mil profissionais e 8 mil estabelecimentos. O tamanho desse mercado faz com que seja uma das áreas que mais cria empregos e renda. Em Brasília, entretanto, esse mercado está comprometido. Há uma demanda que não vem sendo atendida. Faltam espaços para que os empresários possam negociar com marcas importantes.

A ausência de cursos especializados provocou uma retração na oferta de profissionais para o mercado. A maioria dos cursos de capacitação em beleza são realizados longe da capital. A partir daí, surgiu a iniciativa de unir toda a cadeia produtiva da beleza em um único espaço. ;Brasília não podia ficar fora desse crescimento. Essa feira é muito importante para a consolidação desse mercado, que garante empregos e renda;, explicou o subsecretário de Ocupação e Renda do DF, Valteni de Souza.

Nos três dias de evento, serão oferecidos workshops gratuitos que ensinam aos cabeleireiros as últimas técnicas de embelezamento. Todas as áreas terão espaço: mãos, pé, cabelo, depilação, estética e maquiagem. A ideia é capacitar 2,4 mil pessoas para entrar no mercado de trabalho. Os tratamentos novos em destaque são as unhas decorativas, técnicas de Ana Carolina Feitosa: relaxamento capilar e a arte do design de sobrancelhas. O convidado especial do evento é o italiano Rino Farano, diretor internacional da Beauty Solutions Group (BSG). No domingo, ele deu aulas sobre novas tendências em cortes de cabelo.

Empreendedorismo
Maria Nunes Sá, 36 anos, mora na Cidade Ocidental e estuda para ser cabelereira no Senac. Ela estava maravilhada ontem no evento. ;Como sou ousada e muito segura de mim, já chego perguntando para os cabelereiros mais famosos quem eles são;, diverte-se. Ela aproveitou o evento para encontrar possíveis empregadores quando se formar, daqui um mês. ;Desde que me casei pela segunda vez, no fim do ano passado, busco me profissionalizar e ter experiência. A feira está servindo para expandir esses meus estudos;, explicou.

Além de fornecer esse espaço de troca de experiências entre os estudantes e profissionais, o Hair Brasília procura criar uma consciência empreendedora nos cabeleireiros. Pois um dos principais problemas da categoria é o número alto de lojas que vão à falência. Para criar profissionais com estabelecimentos sólidos, o Sebrae ministra palestras sobre micronegócios, atendimento ao cliente e gestão.

Algumas marcas de cosméticos vieram de São Paulo, Goiânia e Curitiba para conseguir novos representantes de vendas dos seus produtos em Brasília. Durante o evento, eles demonstram como usar as novidades da indústria dos cosméticos. Em um estande que promovia uma marca goiana, a jovem Ana Carolina Feitosa, 16 anos, aproveitou para fazer um corte e uma escova no cabelo. ;Vim com minha mãe e duas primas e ficamos ontem (domingo) e hoje (ontem) o dia todo. Acho uma delícia;, disse ela.

Inspiração
Já a depiladora Cibele Lopes, 30 anos, foi ao evento para trabalhar. Na manhã de ontem, ela assistiu a um workshop que já lhe deu algumas inspirações. ;Sempre trabalhei com linhas para depilar, mas achei uma ideia excelente a da cera indolor.;Entusiasmada, ela levou a mãe, Divana Lopes, 51 anos, para testar o produto e ver se realmente funcionava. ;Eu vim de Goiânia só para passar o fim de semana, mas acabei ficando para a feira e para servir de cobaia para a minha filha;, brincou Divana, com o rosto coberto pela massa cor-de-rosa.

Entre cores de esmaltes novas e produtos de hidratação, a tecnologia mais disputada era a badalada escova inteligente sem formol. Ela vem para substituir todos os alisamentos capilares com o tóxico que causaram polêmica nos últimos cinco anos.

Outro objetivo importante da feira é organizar a categoria. Para isso, foram abertas mesas de debates para discutir a regulamentação da profissão e a implementação de cursos superiores que ainda não existem na cidade. A cabeleireira e manicure Michele Silva, 26 anos, está há 10 anos no mercado da beleza e acha importante a iniciativa. Ela é funcionária de um salão em Santa Maria, onde mora, e foi ao 1; Hair Brasília para se aperfeiçoar na profissão e fazer cursos de reciclagem. Tudo para se tornar uma profissional melhor. Lá, entretanto, viu tantas oportunidades de negócio que se animou para empreender em um salão próprio. ;A feira foi importante para me mostrar que tenho condições e espaço para abrir o meu próprio negócio futuramente;, contou.

O número
Resultados
2.400 - Pessoas serão capacitadas para entrar no mercado de trabalho

O número
15 mil - Visitantes devem passar pela feira, segundo os organizadores

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