postado em 26/05/2010 07:54
Pararelo à investigação da Polícia Civil, a Marinha do Brasil também iniciou os trabalhos de perícia técnica. Para saber como a lancha naufragou em menos de 15 segundos, a embarcação será colocada na água. Se ela flutuar, conclui-se que o acidente foi causado por falha humana. A parte técnica será revista, assim como o motor da embarcação, que também passará por uma vistoria.A perícia vai avaliar ainda se os lastros (compartimentos usados para dar estabilidade à lancha, batizada de Front Rool) estavam cheios ou vazios na hora do naufrágio. ;A perícia agora vai mostrar os motivos do afundamento, o que nos ajudará a apontar os responsáveis. Esperamos que todas essas perguntas sejam respondidas no prazo de 90 dias. Não pretendemos estendê-lo;, afirmou o comandante da Capitania dos Portos de Brasília, delegado fluvial Rogério Leite.
A hipótese mais provável do acidente é que o condutor teria desacelerado a lancha bruscamente. A manobra teria arremessado os ocupantes para um mesmo lado da embarcação, fazendo, logo em seguida, com que todo o espaço fosse inundado pela água em poucos segundos. No seu depoimento à polícia, Júnior contou que navegava a uma velocidade de 10 milhas, o que corresponde a 22 km/h ; com o lastro vazio, a embarcação pode chegar a 50km/h. (SA)