Adriana Bernardes
postado em 27/05/2010 08:01
Brasília é a cidade brasileira mais bem colocada em um ranking mundial responsável por eleger os locais com melhor qualidade de vida. Deixa para trás o Rio de Janeiro e São Paulo. No Brasil, apenas essas três capitais foram pesquisadas por serem os destinos mais recorrentes de estrangeiros a trabalho. A campeã mundial em qualidade de vida é Viena, na Áustria. E a pior, Bagdá, no Iraque, última colocada da lista feita pela Mercer, uma empresa norte-americana de consultoria.Os dados levantados são usados como parâmetro pelas empresas na hora de transferir executivos e funcionários para cidades de culturas diferentes. O levantamento auxilia os empresários a fixar a remuneração dos empregados. A Mercer avaliou neste ano 221 localidades. No ranking geral, Brasília aparece na posição 104. Rio de Janeiro e São Paulo ficaram nas colocações 116 e 117, respectivamente. A capital federal, porém, está atrás de Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Cidade do Panamá (Panamá) e Monterrey (México).
Para se chegar à lista dos melhores lugares para se viver, são avaliados 39 fatores agrupados em 10 categorias. Entre eles, os ambientes político, social e econômico, saúde e saneamento (veja quadro). ;A qualidade de vida permaneceu razoavelmente estável em nível global ao longo de 2009 e na primeira metade de 2010, porém, em certas regiões e países, a recessão econômica teve um impacto perceptível no ambiente de negócios,; explicou Slagin Parakatil, um dos responsáveis pela pesquisa.
Ecologia
A classificação deste ano também elegeu as cidades ecologicamente corretas. Para isso, levou-se em consideração a disponibilidade de água e sua potabilidade, a coleta de lixo, a qualidade do sistema de tratamento de esgoto, a poluição do ar e os congestionamentos. Calgary, no Canadá, ocupa o primeiro lugar da lista. Na comparação entre as capitais brasileiras, Brasília novamente aparece na frente de Rio de Janeiro e São Paulo. Ocupam a 109;, 112; e 148; posições, respectivamente. Nesta categoria, Buenos Aires (Argentina) e Assunção (Paraguai) estão melhores classificadas que os municípios do Brasil.
Na avaliação de Parakatil, um determinado padrão de sustentabilidade é essencial para a vida urbana e representa uma parte muito importante da qualidade de vida dos habitantes de uma cidade. ;Embora uma alta qualidade de vida possa ser assumida como existente em determinadas cidades, a ausência dela é muito mais percebida e pode inclusive gerar auxílios de qualidade de vida consideráveis;, avaliou.
Como é feita a avaliação
; Ambiente político e social (estabilidade política, crime, aplicação da lei)
; Ambiente econômico (regulamentos de câmbio, serviços bancários)
; Ambiente sociocultural (censura, limitação às liberdades individuais)
; Saúde e saneamento (suprimentos e serviços médicos, doenças infecciosas, esgotamento sanitário, coleta de lixo, poluição do ar)
; Escolas e educação (padrão e disponibilidade de escolas internacionais)
; Serviços e transporte público (eletricidade, água, transporte público, congestionamentos)
; Recreação (restaurantes, teatros, cinemas, esportes e lazer)
; Bens de consumo (disponibilidade de alimentos/itens de consumo diário, carros)
; Moradia (aluguel de imóveis, aparelhos eletrodomésticos, mobília, serviços de manutenção)
; Meio ambiente (clima, registro de desastres naturais)