Cidades

Polícia Civil inicia projeto educativo para prevenção à violência e às drogas

postado em 27/05/2010 19:27
Após uma solenidade de abertura, às 9h desta quinta-feira, no auditório da Administração do Guará, a Academia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em parceria com a Regional de Ensino do Guará, inaugurou o projeto ;Educar com Segurança;. Trata-se de um curso que pretende capacitar pais, alunos e professores das escolas públicas de todo o DF para atuarem como agentes multiplicadores de informação na prevenção à violência e ao uso de drogas.

As aulas começarão na próxima segunda-feira (31/5) e devem seguir até o dia 21 de junho, com os horários matutinos e vespertinos destinados aos alunos e professores, e noturnos para os pais e responsáveis. Policiais civis capacitados pela Academia e formados em áreas como Psicologia, Informática, Tecnologia da Informação e Legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente se encarregarão de conduzir o curso.

Os temas abordados envolvem assuntos polêmicos como: Drogas e Prevenção (como identificar um usuário, malefícios do uso e prevenções); Violência em suas diversas modalidades (brigas nas escolas e bullying); Violência Doméstica; Legislação (Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres dos jovens); Uso da Internet e dos sites de relacionamento, como o Orkut, Twitter e Windows Live Messenger (como utilizar sem praticar ou ser alvos de crimes).

Para a diretora da Academia da PCDF, Eneida Orbade de Britto, a iniciativa se fez necessária por conta do distanciamento dos pais com os filhos, de modo que os valores morais não estariam sendo educados da forma apropriada. "Ultimamente, a polícia tem lidado muito com anti-valores dos jovens. Os repreendemos por coisas que deveriam ser educadas do âmbito da família. Organizamos este projeto como uma forma de prevenção contra isso", comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação