Cidades

Crianças do DF terão direito a vacina pneumocócica a partir de segunda-feira

Qualquer criança menor de dois anos poderá receber a vacina, em qualquer centro de saúde

postado em 28/05/2010 16:26
Todas as crianças do Distrito Federal com até dois anos de idade poderão tomar a vacina pneumocócica a partir de segunda-feira (31/5). A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) disponibilizará as vacinas em todos os centro de saúde.

A imunização à bactéria pneumococo fará parte do calendário básico de vacinação das crianças. Segundo Ana Luíza Grisoto, gerente de vigilância epidemiológica e imunização da SES/DF, antes esta vacina era aplicada apenas a crianças que tinham algum problema respiratório. "Após um estudo, a SES/DF constatou que muitos menores de dois anos contraiam doenças respiratórias graves. Por isso, a pneumocócica agora será obrigatória", explicou Ana Luíza.

O esquema de vacinação primária consiste em três doses de 0,5 ml, com intervalo de pelo menos um mês entre as doses. Uma dose de reforço é recomendada pelo menos seis meses após a última do esquema primário. Clínicas particulares já possuem a vacina.

Reação

Dor no local e vermelhidão são as possíveis reações. A vacina protege contra pneumonia, meningite, septicemia, sinusite, otites, conjuntivite, bronquite. Mas apenas se essas doenças forem adquiridas por meio da bactéria pneumococo.

Vacinação

Segundo Ana Luíza Grisoto, essa não é uma campanha de imunização. "Os pais não precisam ir aos postos de saúde na segunda, com medo de que acabe a prevenção. Apenas as crianças que têm agendamento de vacina, a partir do dia 31, e as menores dois anos serão imunizadas".

A partir da próxima semana oito vacinas farão parte do calendário básico de vacinação: BCG; hepatite B; tetravalente; contra poliomielite; VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano); contra febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); e pneumococo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação