Cidades

A vida de um poeta é contada em prosa

Carlos Drummond de Andrade é o tema da 16ª edição do Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação 2010. Concorrentes podem entregar os textos até 31 de agosto

postado em 29/05/2010 07:38

A trajetória de um mineiro magro, calvo, sério e calado, que fez história na literatura brasileira com seus poemas e crônicas jornalísticas sobre os mais diversos assuntos, estão prestes a ficar mais próximas de milhares de estudantes de todo o país. Carlos Drummond de Andrade ; Testemunho da experiência humana é o tema escolhido para a 16; edição do Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação 2010/Projeto Memória, promovido pelos Diários Associados.

Aberto a estudantes das redes pública e privada de todos os estados brasileiros, o concurso premiará com um total de R$ 35 mil (em dinheiro) os melhores textos desenvolvidos a partir da vida do escritor ou a partir da obra dele, com a qual deve-se estabelecer relações textuais. Podem participar alunos do ensino fundamental (1; a 4; série ou 1; a 5; ano), ensino fundamental (5; a 8; série ou 6; a 9; ano), ensino médio e ensino universitário. Há ainda quatro menções honrosas para cada categoria. O professor que orientar a produção do vencedor em cada categoria será premiado com um notebook. Os textos podem ser entregues até 31 de agosto e os ganhadores serão anunciados em novembro.

Segundo Cristina Otte, gerente de projetos da Fundação Assis Chateaubriand, o objetivo do concurso é estimular a escrita e resgatar a memória de heróis nacionais. ;Escrever pode ficar mais gostoso e divertido com uma premiação;, explica. Membro da Academia de Letras de Brasília, o professor Fagundes de Oliveira integra a comissão julgadora do prêmio. Na avaliação dele, o concurso é de extrema importância. ;O Brasil precisa disso, de incentivo à cultura, à leitura, à pesquisa e ao exercício da inteligência, especialmente entre os jovens;, observa.

Fagundes espera um bom nível dos participantes, já que o tema é leve e pode ser abordado de diversas maneiras. ;Drummond deixou de ser poeta mineiro para ser brasileiro e universal. Ele tem conceitos que atingem todos os aspectos da vida, consegue preencher todos os espaços com sua poesia.; O professor aconselha os concorrentes a fazerem o texto com as próprias palavras, sem interferência de pais, professores ou amigos mais preparados. Outro lembrete: trata-se de um concurso de redação, não de poesia. Todos os demais gêneros textuais serão aceitos.

Rondon
No ano passado, cerca de 5 mil textos foram inscritos no concurso. Paraná, Pernambuco e Mato Grosso do Sul se destacaram. Morador de Recife (PE), o estudante Deyson Pereira, 20 anos, conquistou o 1; lugar na categoria ensino médio em 2009 com o texto Rondon: espírito de ordem e progresso. No ano anterior, ele ganhou menção honrosa. ;Foi extremamente gratificante e uma surpresa;, lembra. Segundo Deyson, o concurso o incentivou a escrever mais e foi decisivo na escolha do curso no vestibular: letras.

O Distrito Federal ficou com a 3; posição nas categorias de 1; a 4; série, 5; a 8; série e ensino médio. O ceilandense Adriano Batista, 10 anos, conta que fez a redação no ano passado pensando que era apenas uma tarefa de casa. ;Só depois soube que era para o prêmio;, confessa. O texto, que foi reescrito para corrigir alguns erros, acabou sendo escolhido pela comissão julgadora como o 3; lugar de 1; a 4; série. ;Agora passei a escrever mais. Estou gostando mais do que desenhar;, comenta o pequeno.

Há dois anos, a professora de português Rosimeire Andrade trabalhou a ideia do prêmio com os alunos do Centro de Ensino Fundamental 801 do Recanto das Emas. Ela conseguiu despertar o interesse dos estudantes com discussões sobre os temas das redações, muita pesquisa e produção de texto. ;Essa atividade é maravilhosa porque incentiva a leitura e traz personagens interessantes da história brasileira para que os jovens tenham um conhecimento maior;, observa.

Carlos Drummond de Andrade é o tema da 16ª edição do Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação 2010. Concorrentes podem entregar os textos até 31 de agosto

O número
R$ 35 mil
Total em prêmios a serem distribuídos para os estudantes vencedores





Orientações

16; Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação 2010/Projeto Memória

; Tema: Carlos Drummond de Andrade ; testemunha da experiência humana
; Prazo final para entrega das redações: 31 de agosto
; Podem participar alunos dos ensinos fundamental, médio e superior de todo o país
; Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail fac@correioweb.com.br ou para o seguinte endereço:
Fundação Assis Chateaubriand
SIG, Quadra 2, lote 340
CEP: 70610-901
Brasília/DF
Fax: (61) 3214-1381

; Mais informações: (61) 3214-1508 ou http://facda.org.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação