postado em 30/05/2010 08:15
A partir da próxima terça-feira, a segunda edição do projeto Leio e Escrevo meu Futuro(1) vai iniciar mais uma etapa das atividades previstas no calendário de 2010. Até 28 de junho, todas as regionais de ensino do Distrito Federal poderão qualificar seus professores com o seminário ;Redação nota 10;, ministrado pela editora de Opinião do Correio Dad Squarisi.Durante o curso, a especialista pretende mostrar aos docentes do 6; ao 9; ano como o jornal pode ser uma excelente ferramenta na construção de cidadãos críticos. ;A leitura é um exercício de liberdade e o jornal possibilita isso;, ensina Dad.
Ela aposta nos seus 30 anos de magistério para garantir a boa troca de experiências com os professores. ;Falamos a mesma língua;, diz. Para ela, capacitar os docentes é beneficiar diretamente os estudantes, uma vez que eles podem se transformar em multiplicadores de conhecimento. ;O lucro de uma ação como essa é do aluno. Estamos trabalhando o presente mirando no cidadão do futuro.;
Como já é o segundo ano do projeto, Dad espera que os resultados dos seminários sejam ainda melhores que os atingidos na edição anterior, em 2009. A editora acredita que o conhecimento adquirido nas palestras deve se refletir nas produções textuais do concurso deste ano. Para tanto, ela vai detalhar o processo de produção da carta e da dissertação, os dois gêneros textuais presentes no edital, e também vai abordar outros temas, como a linguagem da internet e os mitos da língua portuguesa. ;O jornal abre possibilidades para o ensino porque é atual, ágil e interessante. Neste seminário, vamos falar dessas possibilidades;, adianta.
Encontro
Serão realizados 12 encontros em diferentes locais até o fim de junho. As regionais foram organizadas em polos para facilitar o deslocamento dos professores e, consequentemente, aumentar o número de participantes.
As duas primeiras palestras vão acontecer no auditório do Iesb Oeste, localizado em Ceilândia. Cerca de 360 professores da cidade e de Brazlândia participarão do evento e cabe às 36 escolas dessas regionais enviar a lista com os escolhidos. ;Todo mundo quer participar. Aqui em Ceilândia são 1,6 mil professores, não cabem todos. Por essa procura, a gente avalia o sucesso desse projeto;, analisa Ana de Fátima Dias Henriques, diretora da regional de ensino de Ceilândia.
A professora Keula Maria de Andrade Rodrigues, do Centro de Ensino Fundamental 13 da Ceilândia, conta que usa muito o jornal em sala de aula. ;Os alunos adoram, até brigam comigo se eu demoro para buscá-lo;, conta. ;Participando desse encontro, vou ter mais ferramentas até para ajudar na produção textual, mesmo não sendo professora de português. Afinal, a história e a geografia também usam a língua;, afirma.
1 - Parceria cidadã
O Leio e Escrevo meu Futuro é um projeto do Correio Braziliense em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. O termo de cooperação técnica prevê a entrega de 7.562 exemplares do jornal diariamente nas 209 escolas da rede pública de 6; ao 9; ano. Além disso, também integram as ações do programa visitas à sede do grupo Diários Associados, seminários, oficinas e um concurso de produção textual entre os alunos. Conheça mais sobre o projeto em www.leioeescrevomeu futuro.com.br.
Programação de junho
Brazlândia e Ceilândia
1; - das 8h às 11h30
2 - das14h às 17h30
Plano Piloto/Cruzeiro, Núcleo Bandeirante e Guará
7 - das14h às 17h30
8 - das 8h às 11h30
São Sebastião e Paranoá
9 - das14h às 17h30
10 - das 8h às 11h30
Sobradinho e Planaltina
14 - das 14h às 17h30
21 - das 8h às11h30
Gama e Santa Maria
22 - das 8h às11h30
23 - das 14h às 17h30
Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas
24 - das 8h às11h30
28 - das 14h às 17h30