Cidades

Diversão à moda oriental no KodamaDF

Público pode aproveitar a exposição de mangás, animes, cosplays em um final de semana dedicado à cultura do Japão

postado em 30/05/2010 16:32
Jovens com fantasias elaboradas, cabelos coloridos, espadas de samurai, cetros mágicos: cerca de 10 mil pessoas compareceramOs personagens de desenho animado ganharam vida e saltaram da tela para a vida real. Quem visitou a 9; Konvenção de Animes e Mangás (KodamaDF), realizada neste sábado (29/5) e domingo (30/5) ; na Universidade Paulista (Unip), na 913 Sul ;, teve essa sensação. Os visuais eram no mínimo inusitados. Jovens com fantasias elaboradas, cabelos coloridos, espadas de samurai, cetros mágicos. Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao local.

Com o intuito de reunir os jovens okatus (fãs) e curiosos, o encontro contou com salas de exibição de animes, estandes de comida oriental, feira medieval, oficinas de quadrinhos e concurso internacional de cosplay, o World Cosplay Summit (WCS) ; promovido pela TV AISHI(Japão) e organizado no Brasil pela Editora JBC . "Hoje o mercado de quadrinhos está concentrado em São Paulo e é muito ativo no nordeste. A ideia é divulgar e fortalecer essa cultura aqui em Brasília", diz Márcia Conceição Souza e Coelho, coordenadora do evento. Um dos destaques foi a palestra de Fábio Yabu, criador dos desenhos Princesas do Mar e Combo Ranger.

Exposição de quadrinhos
Quem compareceu à 9; edição do Kodama conferiu o melhor dos quadrinhos. Com mais de um século de existência, o mundo dos quadrinhos sempre teve poucas mulheres trabalhando na área. Mas a situação que vem mudando ao longo das últimas duas décadas com um crescente interesse delas.

[SAIBAMAIS]É o caso de Verônica Silva de Souza Saiki, que expôs quadrinhos japoneses, os famosos mangás, além de cartoons, durante o evento. "As pessoas ainda não tem o costume de ler os fanzines. E ainda não dá para viver disso no Brasil. Por isso, aproveitamos o evento para divulgar", destaca. Desde 2007, a brasiliense publica por própria por conta própria o título Verdugo, o inacreditável.


História
O WCS é um campeonato de cosplay, originalmente criado no Japão. Cosplayer é o nome dado para as para pessoas que se vestem e atuam como seus personagens preferidos de Animes (desenhos) e Mangás (quadrinhos) japoneses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação