Luiz Calcagno
postado em 01/06/2010 07:00
As oito unidades do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), onde são atendidas cerca de 7 mil pessoas diariamente, podem parar de funcionar a partir de amanhã. Representantes da empresa Search, que presta serviço de informática à autarquia, garantem a normalidade dos trabalhos somente até hoje. Com isso, quem quiser resolver qualquer problema, como dar entrada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), retirar o Certificado do Registro de Licenciamento (CRLV) ; o documento obrigatório do carro ; ou o Certificado de Registro de Veículos (CRV), também chamado de DUT, pode encontrar dificuldades. A empresa não recebe repasses do GDF desde fevereiro, por determinação do então governador Wilson Lima (PR), que suspendeu os pagamentos porque ela é citada na Operação Caixa de Pandora (leia Entenda o caso).O governador Rogério Rosso (PMDB) determinou que os secretários de Governo, da Fazenda e de Planejamento resolvam o problema. Os chefes das três pastas se reuniram e decidiram encaminhar os contratos do Detran com a Search para avaliação da Procuradoria e da Corregedoria do DF. Depois de passar pelo crivo das duas instituições, os três voltam a se encontrar para só então decidir se o GDF vai ou não quitar a dívida com a empresa. Todo esse trâmite deve durar até o começo da próxima semana. Enquanto isso, os serviços podem parar. ;No decreto assinado (por Wilson Lima), há uma exceção que somente o governador poderia alterá-lo. O governador Rogério Rosso entendeu que essa análise deveria ser feita pelos secretários e nós decidimos consultar a Procuradoria e a Corregedoria. Pedimos que essa análise seja feita em caráter de urgência;, destacou o secretário de Governo, Geraldo Lourenço.
O Tribunal de Contas do DF (TCDF) também será consultado. ;O Tribunal está fazendo uma auditoria nas contas dessa empresa. Queremos saber o que o TCDF recomenda, se é prudente fazer o pagamento. A última coisa que queremos é que a população fique prejudica, mas não podemos dar um tiro no próprio pé;, disse o secretário. Existe um processo licitatório em curso para a escolha dos novos prestadores de serviço, mas que ainda não deslanchou.
No limite
O assessor jurídico da Search, Renato Muniz, garantiu ao Correio que a empresa não vai medir esforços para manter o serviço normalizado, mas ponderou que isso depende dos fornecedores. ;Nós já estamos com uma dívida enorme com os fornecedores. Vamos até onde a gente aguentar, mas vai chegar uma hora que eles vão interromper os repasses e teremos que parar de qualquer jeito. Com essa medida, estamos correndo o risco até de fechar;, afirmou Renato, garantindo que, se de fato os trabalhos pararem, a população será avisada com antecedência. ;Ninguém vai ser pego de surpresa;, completou.
De acordo com a assessoria de imprensa do Detran, até mesmo os serviços feitos pela internet ficarão limitados. Com a paralisação da Search, os usuários terão acesso às informações do portal da autarquia, mas não será possível concluir qualquer tipo de serviço. A vistoria também pode ser prejudicada. Para o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), Eider Almeida, a direção do órgão de fiscalização falhou ao deixar a situação chegar a esse ponto. ;Quando saiu o decreto do governador, o diretor deveria imediatamente procurar outra forma de tocar o atendimento sem prejuízo aos usuários;, criticou Eider.
Serviço
Detran-Sede
SAM Lote A Bl. B Ed. Sede do Detran/DF
8h às 17h
3343-5298
Sobradinho
QD 14 ao lado do Colégio La Salle
8h às 17h
Vistorias 7h às 13h
3901-3560
3901-4073
Gama
SAIN lote 03 Av. Contorno
8h às 17h
Vistorias 7h às 13h
3901-1070
Planaltina
AV. Independência QD. 121 Lj. 08
8h às 17h
3901-3559
Brazlândia
AE 01 sul lts 02/05
8h às 17h
Vistorias 8h às 14h
3901-1074
SIA
SIA Trecho I lote 905
8h às 17h
Vistorias 7h às 13h 3905-5937
Paranoá
Qd. 04 CJ. B lts. 03/04
8h às 17h
Vistorias 8h às 17h
3905-5756
Taguatinga
Setor de Indústrias Gráficas de Taguatinga AE 02
8h às 17h
Vistorias 8h às 17h
3901-6985