Cidades

Secretaria de Saúde promove capacitação de médicos para novo tratamento contra leishmaniose

postado em 02/06/2010 18:40
Por meio de uma ação do Núcleo de Controle de Endemias, Doenças Transmissíveis e Emergentes, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES/DF) promove uma campanha de capacitação de médicos para o novo tratamento da leishmaniose visceral (Calazar), adotado pelo Ministério da Saúde.

O treinamento terá o apoio da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/Seção DF, e acontecerá durante os dias 8 e 9 de junho, de 8h às 18h. O local escolhido foi o anfiteatro do Centro Universitário Planalto do DF - Uniplan, na SGAS 913, lotes 54/55 (em frente à antiga sede da AMBr).

A capacitação é destinada aos médicos infectologistas e da medicina tropical, além de clínicos e pediatras que atuem na assistência direta ao usuário em unidades de atenção primária e saúde da família, pronto atendimentos ou enfermarias de hospitais.

Para se inscrever, basta enviar dados como o nome completo, a profissão, especialidade, unidade de saúde (pública ou privada) e localidade (DF ou Entorno) onde atua para o endereço de e-mail lv_df@yahoo.com.br. As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas no próprio local, no dia do evento.

A doença

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas ( protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.

Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que , dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação