postado em 04/06/2010 08:20
Dois homens foram presos na madrugada de ontem acusados de furtar pelo menos seis veículos na Asa Norte, em Águas Claras e Ceilândia apenas na noite da quarta-feira última. Moradores da 409 Norte se assustaram com três carros que entravam e saíam da quadra repetidas vezes, sempre em alta velocidade, e chamaram a polícia. O morador de rua Francisco José da Silva Albuquerque, conhecido como ;Chico Farinha;, 36 anos, foi o primeiro a ser preso. Ele foi abordado por policiais militares na entrequadra 213/214 Norte quando estava dentro de um VW Gol azul. Após uma consulta ao sistema de cadastramento de veículos, os policiais militares entraram em contato com o dono do carro, que confirmou o furto, realizado na 409.Francisco da Silva foi levado à 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte) e confessou, durante o interrogatório, que contou com a ajuda de Rodrigo Siqueira da Silva, o ;Goiaba;, 24 anos. ;Rodrigo tem passagens por roubo e furto de carros desde 2002; afirmou a delegada-chefe da 2; DP, Mônica Ferreira. Chico revelou ainda que os dois também tinham roubado em Águas Claras um Fiat Elba, encontrado batido e abandonado na altura da 212 do Eixinho da Asa Norte, e outro VW Gol branco na 407 Norte.
Flagrante
Como já conheciam ;Goiaba;, os policiais sabiam que o suspeito havia se mudado para Águas Claras. O acusado foi preso em flagrante e em sua casa foram encontrados um Ford Escort, furtado na Asa Norte; uma motocicleta Honda, levada de Ceilândia; e a chave de um Honda Fit, também roubado na Asa Norte, mas que não foi localizado. Segundo os policiais, este último veículo teria sido trocado por drogas em Ceilândia. Nivaldo Matias Folha, 22 anos, foi identificado como o terceiro ladrão, mas não foi preso porque não houve flagrante. Os três serão indiciados por furto (1)qualificado e podem pegar de 2 a 8 anos de cadeia.
1 - Ranking
De todo o Distrito Federal, Brasília é a campeã em furtos de veículos. Segundo levantamento da Polícia Civil, só nos primeiros quatro meses de 2010, foram furtados 758 carros no Plano Piloto, 61 a mais do que no mesmo período do ano passado. O total registrado na capital é mais que o dobro do computado em Taguatinga, que ocupa o segundo lugar de maior risco de furto ; 365 veículos foram levados pelos bandidos na cidade neste ano.