postado em 05/06/2010 11:54
;Vamos Cuidar do Nosso Planeta; é o tema da Conferência Internacional Infanto-Juvenil que reúne cerca de 400 jovens entre 12 e 15 anos de idade, de 52 países, para discutir mudanças socioambientais globais e propor ações para suas respectivas nações. O evento ocorre de hoje (5) a 10 de junho na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), a 50 quilômetros de Brasília.A conferência é uma iniciativa dos ministérios da Educação e Meio Ambiente e tem o objetivo de elaborar a Carta das Responsabilidades, documento que deverá ser apresentado a líderes políticos dos países que participaram da conferência.
;Cada país trará a sua carta nacional e vai discutir suas realidades, depois vamos constituir um documento que tenha abrangência internacional, relacionando problemas ambientais globais. Vamos construir esse documento de forma participativa, dinâmica e os jovens poderão entregar não somente às autoridades brasileiras, mas levar aos seus países esse compromisso formalizado;, disse a coordenadora-geral da conferência, Neusa Barbosa.
Durante o evento, os jovens participam de oficinas relacionadas à comunicação e aprendem a divulgar a importância de se construir um futuro mais sustentável. Haverá também workshops sobre sistemas agroflorestais, fontes renováveis de energia e uso racional da água.
;Essa conferência tem sido pensada para que o trabalho feito aqui possa ser desenvolvido e divulgado pelos jovens por meio de diversas linguagens, pelo o uso do rádio, para elaborar spots; pela linguagem publicitária; e também com a linguagem para a internet;, explicou a coordenadora.
A Carta das Responsabilidades será finalizada no dia 10, último dia do evento, em uma cerimônia no Museu Nacional da República, em Brasília. Está previsto que um representante de cada delegação participe da entrega da carta no Congresso. ;Vamos também entregar a carta à Organização das Nações Unidas [ONU] para ampliar a discussão de educação e responsabilidade ambiental;, contou Neusa.